Quadro comparativo 
das lâminas de linfonodo

 
Obs. As fotos de cada coluna não estão exatamente no mesmo aumento. 

 
LÂMINA ESCANEADA
AUMENTO FRACO
AUMENTO FORTE

A 359 Hiperplasia linfóide folicular

A 62 Linfoma de Hodgkin

A 360 Linfoma folicular

A 284 Linfoma linfocítico ou LLC

A 156 Linfoma linfoblástico ou LLA

A 157 Linfoma B centroblástico

A 361 Linfoma B imunoblástico

 
Quadro comparativo entre as lâminas de linfonodo.
  • Neste quadro, só a lâmina de hiperplasia linfóide folicular não representa uma neoplasia. Todas as outras são linfomas
  • Separamos o linfoma de Hodgkin pelas células diagnósticas de Reed-Sternberg e pelo caráter polimórfico do infiltrado (celularidade mista). 
  • Dos linfomas não Hodgkin, o folicular destaca-se pelo padrão nodular, indicativo de boa diferenciação e baixo grau histológico de malignidade. Em pequeno aumento pode ser confundido com a HLF.  Em aumento forte a diferença está no aspecto em céu estrelado dos folículos hiperplásicos, contrastando com o aspecto monótono dos folículos neoplásicos. 
  • Os outros linfomas não Hodgkin todos são de padrão difuso. O linfoma linfocítico e o linfoblástico são respectivamente de baixo e alto grau histológico e correspondem às leucemias linfóide crônica e aguda. A diferença está no tamanho dos núcleos das células neoplásicas, maiores no de alto grau, e na presença de mitoses neste último. 
  • Dentre os linfomas difusos de grandes células B, a variante centroblástica é muito mais freqüente que a imunoblástica.  Ambos são considerados agressivos e de grau histológico de malignidade alto. A variante centroblástica é caracterizada por núcleos de cromatina frouxa com nucléolos múltiplos. A variante imunoblástica distingüe-se pelos proeminentes nucléolos únicos e centrais. 

 
TEXTO DE APOIO
HISTOFISIOLOGIA DO LINFONODO
TEXTO DE APOIO
LINFOMAS

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis