Linfoma de Hodgkin
Lam. A. 62

 

 

 
 
PANORÂMICAS: Tecido neoplásico de padrão difuso, levando à perda da arquitetura do linfonodo, com traves de fibrose e pequenos focos de necrose coagulativa.
 
INFILTRADO MISTO de linfócitos, macrófagos, células epitelióides, plasmócitos, eosinófilos  (padrão celularidade mista).    As CÉLULAS ATÍPICAS de Reed-Sternberg (bi- ou multinucleadas) e as de Hodgkin (mononucleadas) estão esparsas entre as células inflamatórias. Só as células atípicas são neoplásicas. As células inflamatórias são consideradas reativas.

 
 
CÉLULAS DE REED-STERNBERG. O aspecto mais característico é uma célula binucleada com nucléolos grandes e eosinófilos, dando o clássico aspecto em olho de coruja. O citoplasma é abundante e eosinófilo.  Pode haver exemplos tri- ou polinucleados.  Só as células de Reed-Sternberg são consideradas diagnósticas da doença de Hodgkin, ou seja, seu encontro é obrigatório para fechar o diagnóstico. 

 
 
CÉLULAS DE HODGKIN. O núcleo com nucléolo proeminente é igual ao das células de Reed-Sternberg, mas as células são mononucleadas. Por si sós não permitem o diagnóstico definitivo de doença de Hodgkin. 

 
 
MITOSES  típicas e atípicas são encontradas nas células neoplásicas 
 
EOSINÓFILOS

 
Lâm. A. 62.  Doença de Hodgkin, celularidade mista.  Nas panorâmicas, nota-se que a arquitetura do linfonodo está totalmente alterada, não sendo possível observar seios linfáticos ou folículos linfóides. A cápsula está espessada (faixa rósea na superfície) e há traves de fibrose. Em aumento mais forte, notam-se vários tipos de células: linfócitos, histiócitos, eosinófilos e células epitelióides (daí, celularidade mista). Em meio a estas, destacam-se pelo tamanho as células atípicas: mononucleadas (células de Hodgkin) e bi- ou multinucleadas (células de Sternberg-Reed). Notar que só as células atípicas são neoplásicas, todas as outras são reacionais. Células de Sternberg-Reed mostram citoplasma abundante e dois núcleos volumosos com nucléolos evidentes e eosinófilos, dando o característico aspecto ‘em olho de coruja’

 
QUADRO COMPARATIVO
DAS LÂMINAS DE LINFONODO
TEXTO DE APOIO
HISTOFISIOLOGIA DO LINFONODO
TEXTO DE APOIO
LINFOMAS

 
Peças deste assunto:
OH-7; OH-33OH-15
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis