Schwannoma vestibular D, sólido-cístico
Masc.  37 a.  Cefaléia, vertigem, perda da audição no ouvido D. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
Grande lesão sólido-cística na fossa posterior à D. O componente sólido é isodenso em relação ao tecido vizinho (cerebelo e tronco cerebral) e impregna-se marcadamente por contraste. O componente cístico está situado posteriormente ao nódulo sólido, e aparece como área hipodensa que não capta contraste. Há marcada hidrocefalia supratentorial. 
Sem contraste 
Com contraste 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Massa sólido-cística situada no ângulo ponto-cerebelar D, penetrando no conduto auditivo interno e diatando-o. O tumor exerce grande efeito de massa, deslocando e deformando o tronco cerebral e hemisfério cerebelar D, e causando herniação transtentorial do vermis cerebelar e herniação das amígdalas cerebelares pelo foramen magno. A compressão do aqueduto cerebral e do IVº ventrículo levam a hidrocefalia supratentorial hipertensiva, com transudação transpendimária de líquor (orla de hipersinal periventricular em FLAIR). O componente sólido da lesão é levemente heterogêneo,  hipointenso em T1 e hiperintenso em T2, o que indica maior grau de hidratação em relação ao cérebro. Em FLAIR, o conteúdo do cisto tem isosinal em relação ao tecido nervoso, demonstrando alto conteúdo em macromoléculas. 
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE

 
T1 SEM CONTRASTE T2 FLAIR

 
FLAIR

 
CORTES  CORONAIS,  FLAIR

 
CORTES  SAGITAIS,  T1 COM CONTRASTE

 
T2 FLAIR

 
Caso do Hospital Medical de Limeira, SP, gentilmente contribuído pelos Drs. José Haroldo D'Amorim, Evandro Maciel Pinheiro e Hoyama da Costa Pereira. 

 
Para mais imagens deste caso:  HE, Colorações Imunohistoquímica
Este assunto na graduação Características de imagem dos schwannomas
Textos de apoio sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE