Meningioma de teto da órbita D + aneurisma da A. cerebral média D.
Fem.  62 a.   Perda súbita de consciência há 10 dias, seguida de cefaléia de forte intensidade e rigidez nucal. Angio-TC dilatação aneurismática em bifurcação da artéria cerebral média D ao nível de M1, e lesão extraaxial frontobasal D, com captação homogênea de contraste.  Cirurgia craniotomia pterional D com clipagem do aneurisma e ressecção da lesão frontobasal, endurecida, hipervascularizada, com sítio de implantação dural.

 
Tomografia computadorizada, com contraste, mostra lesão bem delimitada baseada na dura-máter da porção orbitária do osso frontal D, com captação forte e homogênea do contraste. 

 
IMAGENS de ANGIO-TC, mostrando na primeira fileira dilatação aneurismática sacular no segmento M1 da A. cerebral média D.  Nas imagens mais abaixo, reconstituição tridimensional da base do crânio e das grandes artérias do círculo de Willis. O meningioma aparece como massa de superfície levemente irregular à D da goteira dos nervos olfatórios. As imagens tridimensionais, invertidas em relação ao TC com contraste (lado direito do paciente está à direita do observador), dão uma visão virtual do interior do crânio e dos vasos, mas com abstração do cérebro. 

 
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Hoyama da Costa Pereira e Antonio Augusto Roth-Vargas. 

Imagenologia por obséquio do Centro Diagnóstico por Imagem, Limeira, SP 
(Dr. Caio Sauer). 


 
Para histologia e imunohistoquímica deste caso, clique  »
Características de imagem dos meningiomas Neuropatologia dos meningiomas
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE