Schwannoma de raízes espinais ao nível do cone medular. 
Masc.  30 a.  Lombalgia intensa há 3 meses irradiada para membros inferiores. Nega queixas esfincterianas. Ao exame, sem déficit motor, reflexos normais, Lasègue negativo.  Cirurgia –laminectomia lombar. Ressecção total de lesão encapsulada amarelada, aderida a raiz nervosa. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Lesão intradural extramedular ovalada, bem delimitada, situada ao nível do corpo vertebral de L1, na topografia do cone medular e raízes da cauda eqüina.  Mostra-se de textura heterogênea, hipointensa em T1, hiperintensa em T2, e captante de contraste. Áreas mais hipointensas em T1 ou hiperintensas em T2 podem corresponder a cistos. 
CORTES  SAGITAIS
T1 COM CONTRASTE T2
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
Obs. Histologicamente o tumor mostrou ser um schwannoma. Para histologia, clique.  Contudo, do ponto de vista de imagem, cabem diagnósticos diferenciais, como o ependimoma mixopapilar (clique para casos, imagem e patologia) ou o paraganglioma de cauda equina (ver caso).
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Paulo Roland Kaleff, Marcelo Senna Xavier de Lima, Rogério del'Arco e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
 Para mais imagens deste caso: Macro, HE, colorações IH
Este assunto na graduação Características de imagem dos schwannomas
Textos de apoio sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Banco de Imagens: Medula espinal normal Cauda eqüina normal Raízes espinais normais Filo terminal normal
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE