Schwannoma de raízes espinais no cone medular. - 1. Macro, HE, colorações

 
Espécime. 

Lesão arredondada, encapsulada, com aspecto pardacento, heterogêneo, medindo cerca de 2 x 1,5 x 1,5 cm. Na superfície, alguns vasos mais calibrosos e raízes espinais aderidas.  Ao corte, área cística central sem parede bem definida. 

..
Lâmina  escaneada. 

Mostra boa delimitação da lesão, raízes aderidas à fina cápsula, aspecto compacto, pequenas áreas hemorrágicas, provavelmente por trauma cirúrgico, e uma área cística central.  Para lâminas escaneadas de imunohistoquímica, clique.


 
HE
Raízes  espinais  aderidas. 

Espessas raízes com axônios de grande calibre tangenciam a superfície do tumor. 

Áreas densas (padrão Antoni A). A maior parte do pequeno nódulo tumoral era constituída por células de Schwann alongadas e arranjadas compactamente em feixes que se entrecruzavam em várias direções, sendo observados em cortes transversais e longitudinais. 
..
Atipias  nucleares. 

Há certo pleomorfismo e hipercromatismo dos núcleos, uma feição habitual neste tipo de tumor, não devendo ser interpretado como sugestivo de agressividade. 

..
Hialinização  de  vasos  intratumorais. 

Outra feição habitual nos schwannomas. Corresponde a fibrose, com perda de água e aproximação das fibras colágenas, o que dá o aspecto homogêneo e eosinófilo, portanto, hialino. 

..
Hemossiderina (hemorragias  antigas).  As alterações vasculares provavelmente respondem por pequenas hemorragias, que se traduzem em macrófagos contendo hemossiderina, outra feição corriqueira nos schwannomas. 
..
Áreas mais frouxas (padrão Antoni B). 

No presente exemplo eram pouco expressivas. 


 
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
Tricrômico  de  Masson.  Útil para demonstrar o componente conjuntivo (fibras colágenas) em azul. 
Raízes. Nas raízes espinais aderidas a este tumor, os axônios e a mielina se coram em vermelho, o colágeno do endonêurio em azul. A maior parte dos axônios está preservada, e em alguns deles observa-se o clássico aspecto em espinha de peixe, devido à delaminação das incisuras de Schmidt-Lantermann).  Em outros, há restos de mielina degenerada, devido à compressão pelo schwannoma. 
Cortes longitudinais
Cortes  transversais. O colágeno do endonêurio aparece em azul, os axônios e baínhas de mielina em vermelho. Notar que raízes são desprovidas de perinêurio
..
Áreas  Antoni A. Áreas densas, com células neoplásicas dispostas em feixes entrecruzados. 
..
Colágeno entre  as  células  neoplásicas.    Com tricrômico de Masson fica evidente quando material intersticial existe em schwannomas, principalmente fibras colágenas e reticulínicas (estas, demonstradas melhor com impregnação pela prata, quadro seguinte).  As fibras colágenas, em azul, são finas e levemente onduladas, paralelas ao maior eixo das células de Schwann.  Nos feixes cortados transversalmente, o arcabouço colágeno aparece como um reticulado, circundando individualmente as células. 
..
Vasos hialinizados. O colágeno dos vasos espessos e hialinizados destaca-se em azul brilhante. 

 
Reticulina.

As fibras reticulínicas mais espessas e evidentes estão nas paredes dos vasos.  Contudo, as células tumorais produzem finas fibras de reticulina, paralelas ao seu maior eixo, e que podem ser vistas em vários planos de corte.  Cada célula de Schwann tumoral é circundada por fibras reticulínicas, a exemplo das células de Schwann normais em raízes e nervos. 

Para a reticulina nas raízes que acompanham o tumor, ver quadro mais abaixo.

..
Reticulina - Raízes. 

As fibras reticulínicas circundam cada célula de Schwann com seu axônio mielínico ou amielínicos.  Os axônios não são vistos com esta técnica. 

..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Paulo Roland Kaleff, Marcelo Senna Xavier de Lima, Rogério del'Arco e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
 Para mais imagens deste caso: RM IH
Este assunto na graduação Características de imagem dos schwannomas
Textos de apoio sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Banco de Imagens: Medula espinal normal Cauda eqüina normal Raízes espinais normais Filo terminal normal
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE