Tumor  glioneuronal  complexo - xantoastrocitoma-ganglioglioma-ependimoma 2.  Componente de ganglioglioma

 
Nesta página está demonstrada a parte do tumor que tinha o aspecto clássico de um ganglioglioma.  Em outras páginas, veja tomografia computadorizada, macroscopia da peça cirúrgica, imagens escaneadas das lâminas e resumo da microscopia, e detalhes dos componentes de xantoastrocitoma e ependimoma

 
Fragmento com xantoastrocitoma e ganglioglioma. A superfície cortical está para cima. O córtex cerebral continua-se com o tumor que, nesta área superficial, tem as feições de um ganglioglioma, rico em neurônios anômalos (para detalhes, clique). Como a área é francamente tumoral, diferindo do xantoastrocitoma apenas pelos neurônios, afasta-se uma displasia cortical. A delimitação entre os dois tipos de tumor é nítida no NSE e NF (antígenos de neurônios), fortemente positivos só no ganglioglioma. Já com GFAP, a distinção não é possível, pois tanto o ganglioglioma como o xantoastrocitoma contêm abundantes astrócitos neoplásicos. 

 
Relação entre o ganglioglioma e o córtex cerebral. O limite entre ambos é nítido.  O córtex era pobre em neurônios e os existentes eram pequenos. Não foi encontrada displasia cortical (para um exemplo de ganglioglioma com displasia, clique). 
Obj. 4 x Obj. 10 x
Neurônios maduros, porém anômalos. A única diferença entre esta área superficial de ganglioglioma e a mais profunda de xantoastrocitoma era o encontro de neurônios em meio às células neoplásicas gliais. Os neurônios eram maduros, típicos, com núcleo vesiculoso, cromatina frouxa, nucléolo evidente e citoplasma abundante, alguns com corpúsculos de Nissl.  Claramente não eram pré-existentes, isto é, não pertenciam a córtex cerebral infiltrado por tumor. Não tinham forma piramidal, tendendo a arredondados ou ovalados, e a distribuição e orientação eram irregulares. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
GFAP. Positivo em células com aspecto astrocitário.  Os neurônios eram negativos. 
NF. Neurofilamento, sinaptofisina (SNF), e cromogranina (CGR) (quadros abaixo) demonstraram claramente os neurônios na área de ganglioglioma. NF mostrou também abundantes axônios. 
SNF.
CGR
CD34. Como discutido nos componentes de xantoastrocitoma e ependimoma deste tumor, CD34 é positivo em células endoteliais e em parte das células tumorais, aparentemente de natureza astrocitária. Os neurônios participantes do ganglioglioma não reagem. Trabalho recente* notou positividade para CD34 em 74% dos gangliogliomas.
* Blumcke I et al. The CD34 epitope is expressed in neoplastic and malformative lesions associated with chronic focal epilepsia. Acta Neuropathol. 97: 481-90, 1999. 

 
Para mais imagens deste caso: 
TC Resumo da Patologia Componente de Xantoastrocitoma Componente de Ependimoma
Características de imagem dos xantoastrocitomas Sobre o xantoastrocitoma pleomórfico
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE