Ganglioglioma + Displasia Cortical 
2c - Displasia Cortical 
IH - GFAP, antígenos neuronais

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
QUADRO  DE  RESUMO. VIM e CD34 - página anterior.  Outros nesta página. 
VIM, CD34. Positivos nas áreas displásicas em astrócitos anômalos e em células peculiares, de aspecto plumiforme.  GFAP. Positivo difuso em astrócitos em áreas normais e displásicas. 
NSE, CGR, NF.  Positivos em neurônios, realçando anomalias morfológicas no córtex displásico e neurônios ectópicos na substância branca (principalmente NSE). 
..
GFAP.Havia uma densa rede de astrócitos e seus prolongamentos estavam distribuídos difusamente pelo córtex displásico e também pelo normal, e na substância branca. A reação para GFAP não foi útil para distinguir as áreas de displasia cortical, nem tampouco destacou as células com morfologia 'plumiforme', vistas com CD34 e VIM.  Mesmo assim, foram observadas células astrocitárias anômalas, com relação também anômala com neurônios ou vasos. 
..
NSE. A reação para enolase neurônio-específica é positiva difusa no neurópilo, mas variável em neurônios corticais, indo de negativa a fortemente positiva. No presente caso, foi útil para demonstrar aberrações morfológicas dos neurônios displásicos e neurônios ectópicos na substância branca. 
No córtex displásico, havia neurônios com orientação anômala, como dendrito maior (que corresponderia ao dendrito apical) dirigidos para baixo (em direção à substância branca) ou para os lados, em diferentes ângulos. Também foram vistos neurônios binucleados, e contato entre corpos celulares de neurônios. 
Acima, dois neurônios em íntima proximidade, fotografados em diferentes profundidades de foco. 
..
NSE - Neurônios ectópicos na substância branca. 
..
CGR. Cromogranina destacou os corpos celulares dos neurônios corticais em relação ao neurópilo e marcou neurônios ectópicos da substância branca,  como NSE. 
CGR - Neurônios ectópicos
..
NF. Com neurofilamento, havia reação nos axônios finos do neurôpilo cortical e na substância branca. Apenas alguns corpos celulares de neurônios se coravam. 
..
SNF. Sinaptofisina foi fortemente positiva no neurópilo, onde demonstrou botões sinápticos. Os corpos celulares dos neurônios foram negativos. Na nossa experiência, não nos pareceu útil para estudo de displasia cortical. 

 
Ki-67 e p53 - totalmente negativos no córtex displásico e normal. 

 
Para mais imagens deste caso:
RM  Ganglioglioma - HE Ganglioglioma - IH
Córtex displásico, HE Córtex displásico, IH: VIM, CD34 Córtex normal, HE
Sobre gangliogliomas Características de imagem dos gangliogliomas Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de ganglioglioma Neuroimagemneuropatologia de outros casos de displasia cortical
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE