Ganglioglioma + Displasia Cortical 
2a - Displasia Cortical  -  Macro, HE

 
ESPÉCIME

 
HE
Córtex displásico. Correspondia às áreas à E no corte escaneado acima. Não havia limite preciso com o córtex normal, à D. As anormalidades celulares eram sutis, notadas como neurônios maiores que o habitual, especialmente nas camadas II e III, certa desorganização da arquitetura, e gliose da camada molecular. Não havia células grosseiramente aberrantes, como na displasia do tipo Taylor. Abaixo, aspectos do córtex displásico em diferentes aumentos. 
X
10
X
20
X
40
X
100
Mais fotos de grande aumento (x 100).   Uma feição notada freqüentemente no córtex displásico era a íntima proximidade entre núcleos gliais e corpos celulares de neurônios. 
Gliose da camada molecular. 

Camada superficial mais espessa e fibrilar que o habitual. 

Quadro  comparativo. As diferenças poderiam facilmente passar despercebidas num exame superficial.  No córtex displásico havia neurônios maiores e mais numerosos, que tendiam a um arranjo menos organizado.  As anormalidades na glia praticamente só eram vistas com imunohistoquímica
Córtex displásico Córtex normal
X
10
X
20
X
40
..
Transição do córtex displásico ao ganglioglioma. 

Na margem inferior do córtex displásico havia um remanescente do ganglioglioma, o que estabeleceu uma relação espacial clara entre os dois tipos de lesão.  Uma fina orla de substância branca edemaciada, contendo alguns neurônios ectópicos, fazia a transição. 

Detalhes  da transição fotografados com objetiva 40.  1 - córtex displásico; 2 - transição;  3 - ganglioglioma. 
1
2
3

 
Para mais imagens deste caso:
RM  Ganglioglioma - HE Ganglioglioma - IH
Córtex displásico, IH: VIM, CD34 Córtex displásico, IH: GFAP, NSE, NF, SNF Córtex normal, HE
Sobre gangliogliomas Características de imagem dos gangliogliomas Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de ganglioglioma Neuroimagemneuropatologia de outros casos de displasia cortical
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE