Cisto dermóide espinal intracanal 
..
Fem. 1 a. 6 m. O material enviado consistia de 5 pequenos fragmentos pardacentos irregulares. Nos cortes, notavam-se formações císticas revestidas por epitélio pleno estratificado corneificado, com anexos da epiderme, incluindo glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos. Os cistos eram preenchidos por abundantes lamelas córneas descamadas. Ocasionalmente observavam-se hastes pilares. O encontro de anexos da epiderme caracteriza as formações como cistos dermóides. Se estas estivessem ausentes, seriam chamadas de cistos epidérmicos.  Trata-se, portanto, de um raro cisto dermóide intracanal, presumivelmente multiloculado, com projeções irregulares que entravam e saiam do plano de corte. Tecido fibroso denso com leve a moderado infiltrado inflamatório crônico inespecífico envolvia as formações epiteliais.  Para cistos dermóides de ovário, clique.
..
Destaques  da  microscopia. 
Aspecto geral Epitélio plano estratificado corneificado Grânulos de queratohialina
Lamelas córneas descamadas Glândulas sudoríparas Glândulas sebáceas
Folículos pilosos Hastes pilares  Melanócitos anômalos
..
Cisto dermóide.  Grande formação cística preenchida por lamelas córneas e revestida por epitélio plano estratificado. Escassos anexos da epiderme na periferia estão documentados abaixo, incluindo glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos pilosos e hastes pilares. Em certa região foram encontrados melanócitos anômalos. Tecido fibroso denso envolve o cisto epitelial. 
..
Epitélio plano estratificado corneificado. O epitélio que revestia o cisto era do tipo do encontrado na epiderme, ou seja, plano estratificado queratinizado ou corneificado. Tem 4 camadas : camada basal, camada espinhosa ou de Malpighi, camada granulosa (rica em grânulos de queratohialina) e camada córnea. A camada espinhosa é assim chamada pelas 'espinhas intercelulares', dadas pelos desmossomos que unem as células epiteliais.  As células corneificadas são achatadas e descamam para a luz do cisto, que assim vai aumentando gradualmente de tamanho. 
..
Anexos da epiderme. 

No conjuntivo que circunda o cisto encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos rudimentares.  Apesar de pequenas, as estruturas permitem caracterizar a malformação como um cisto dermóide e não como um simples cisto epidérmico, que conteria apenas o epitélio de revestimento.  Em outro local, foram encontradas hastes pilares junto com as células epiteliais descamadas, o que indica que houve, efetivamente, formação de pelos. 

..
Cisto dermóide menor, 

possivelmente em comunicação com o cisto maior, contendo lamelas córneas e hastes pilares.  Contudo, os respectivos folículos pilosos não estavam neste corte. 

..
Células melânicas.   Em certa área, nas porções mais basais do epitélio plano, foram observadas células arredondadas com alta concentração de grânulos de melanina no citoplasma.  O núcleo era pequeno e escuro, contrastando com os queratinócitos vizinhos.  Alguns apresentavam prolongamentos citoplasmáticos. A morfologia sugere fortemente que se tratasse de melanócitos, se bem que aberrantes. Na epiderme normal pigmentada, a melanina é encontrada no citoplasma dos queratinócitos, e não dos melanócitos, que a produzem e secretam para o interior daqueles (secreção citócrina). Além disso, normalmente os melanócitos estão alinhados na camada basal, e não dispersos entre os queratinócitos como aqui.  Para melanócitos normais em imunohistoquímica para proteína S-100, clique
...
Agradecimentos. Processamento e cortes histológicos pelos técnicos Aparecido Paulo de Moraes e Viviane Ubiali.  Departamento de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
..
Para RM deste caso, clique  »
..
Características de imagem dos cistos epidérmicos Texto sobre cistos epidérmicos e dermóides
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..