Glioblastoma  de  células  gigantes
..
Fem. 58 a. Cefaléia, hemiparesia direita, com predomínio em membros inferiores, disfasia de predomínio sensitivo.  TC, RM (abaixo)    Aspecto intraoperatório lesão posterior ao átrio do ventrículo lateral esquerdo, de consistência firme, com bom plano de clivagem.  Enviados : fragmento esférico grande do centro da lesão e pequenos fragmentos de diferentes pontos do leito tumoral. Aspectos histológicos
..
Tomografia Computadorizada, sem e com contraste. Lesão expansiva têmporo-occipital esquerda, posterior ao átrio do ventrículo lateral, com captação anelar de contraste e edema perilesional. Parece haver dois componentes contíguos. Detalhes na RM a seguir. 
Mais imagens deste exame
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA,  CORTES pelos três planos ortogonais, T1 COM CONTRASTE. 
..
MELHORES  CORTES  -  AXIAIS.   A lesão  parece bem circunscrita, situada na substância branca profunda dos lobos temporal e occipital esquerdos, posterior ao átrio do ventrículo lateral, que está um pouco rechaçado anteriormente. Há efeito de massa, com discreto desvio da linha média.  Em vários planos, fica clara a existência de dois componentes, sendo o maior mais anterior e lateral, que parecem em contato, sem evidência de comunicação entre eles. A lesão é  hipointensa em T1, hiperintensa em T2 e FLAIR e impregna-se fortemente por contraste na periferia. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
Na difusão há restrição à movimentação browniana das moléculas de água. 
FLAIR CORONAIS, T2 T1 COM CONTRASTE
SAGITAIS, T1 T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame
..
Este glioblastoma de células gigantes tinha dois componentes distintos, tanto morfologica- quanto topograficamente : um componente de células gigantes no nódulo principal do tumor, e um de glioblastoma convencional, com escassas células gigantes e o aspecto habitual nestes gliomas difusos de alto grau.  Discutimos os dois separadamente. 

Clique para : 
componente de células gigantesmacroscopia, HE (destaques), tricrômico de Masson, imunohistoquímica (destaques) para marcadores gliais (GFAP, VIM, S-100); marcadores neuronais (SNF, cromogranina, NF, tubulina, MAP2), CD34, Ki-67 e p53
componente de glioblastoma convencionalHE e imunohistoquímica (destaques), para marcadores gliais (GFAP, VIM); marcadores neuronais (NF, MAP2, tubulina), CD34, Ki-67 e p53.

..
COMPARAÇÃO entre RM em corte sagital, T1 sem contraste, com o espécime cirúrgico em corte, a correspondente lâmina escaneada em HE, e microscopia da área periférica de tumor viável (todo o centro era necrótico). Clique para detalhes. 
..
 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste 
..
Com contraste 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
..
FLAIR
..
DIFUSÃO
..
CORTES  CORONAIS,  T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES  SAGITAIS,   T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Erick Barcelos Borges, 
Hospital Medical e Sociedade Operária Humanitária, Limeira, SP. 
..
Para mais imagens deste caso: TC,  RM Macro
Parte de glioblastoma  de  células  gigantes
HE, Masson. GFAP, VIM, S-100 SNF, cromogranina, NF, tubulina MAP2, CD34, Ki-67, p53
Parte de glioblastoma  convencional
HE GFAP, VIM NF, MAP2, tubulina CD34, Ki-67, p53
..
Este assunto na graduação Características de imagem dos glioblastomas Texto : Glioblastoma de células gigantes
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..