Astrocitoma pilocítico da região 
da placa quadrigeminal (provável)
Fem.  22 a.  Em julho de 1996 quadro súbito de cefaléia, sonolência, hipertensão intracraniana, perda visual progressiva até amaurose. LCR com aumento de proteínas. RM lesão expansiva sólida, iniciada no mesencéfalo, aspecto infiltrativo, crescimento lento. Paciente recusou biópsia ou cirurgia. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Lesão expansiva sólida na linha média, com 3 cm de diâmetro, iniciada no mesencéfalo, comprometendo a região da pineal e se estendendo para a comissura posterior, recesso suprapineal, comissura habenular e porções mediais dos tálamos. Há invasão do IIIº ventriculo. Rechaça e adelgaça a porção superior da lâmina quadrigêmea, eleva superiormente e invade os fórnices e deforma o esplênio do corpo caloso. A lesão é discretamente hipointensa em T1 e hiperintensa no TR longo e se impregna fortemente pelo contraste paramagnético. Apresenta áreas com contorno mal definido e infiltrativo. Ventrículos laterais com morfologia assimétrica, reduzido à D, onde há cateter de derivação. IVº ventrículo com aspecto normal. 

Conclusão: As características da lesão são compatíveis com astrocitoma pilocítico, devendo-se considerar como diagnósticos diferenciais o ependimoma e os tumores da região pineal (necessário exame anátomo-patológico). 

..
CORTES SAGITAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
CORTES CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
CORTES AXIAIS,  FLAIR. 
....
Mais sobre astrocitomas pilocíticos:
Na graduação Texto ilustrado Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
.
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Patologia - outros aparelhos Pages in English