Xantoastrocitoma Pleomórfico Anaplásico
ou  Glioblastoma  Multiforme  Lipidizado 
1 - HE, colorações especiais. 
..
Masc. 44 a. Cefaléia de início há 2 meses, difícil controle. RM tumor junto à cisterna silviana D, profundo, captante. 
..
Aspecto geral do tumor.  ..
Neoplasia de linhagem glial e características astrocitárias, com aspecto pleomórfico, apresentava coexistência de áreas fusocelulares e áreas com células de contornos arredondados e citoplasma abundante, lembrando astrócitos gemistocíticos. 
..
Áreas com células gemistocíticas e lipidizadas. 

Correspondiam à maior parte do tumor. As células tinham citoplasma abundante, homogêneo e eosinófilo com núcleos excêntricos, dando claro aspecto gemistocítico. 

 ..
Aspecto lipidizado do citoplasma.  Em muitas células, o citoplasma tinha aspecto finamente vacuolado, presumivelmente correspondendo a gotículas lipídicas. 
..
Atipias celulares.  Os núcleos eram freqüentemente atípicos e células multinucleadas eram comuns. 
..
Mitoses. Apesar do intenso pleomorfismo, figuras de mitose eram pouco encontradas.  As demonstradas abaixo são praticamente as que foram observadas. 
..
Vasos. Também em contraste com o aspecto celular agressivo, os vasos chamavam pouco a atenção, e não se observava, exceto em raros focos, a proliferação vascular característica do glioblastoma multiforme. 
..
Necrose. Em consonância com a escassa patologia vascular, áreas de necrose coagulativa eram pequenas. 
..
Áreas  fusocelulares. 
Correspondiam a uma pequena área da amostra, que chamava a atenção pela diferença estrutural com as áreas gemistocíticas predominantes. Aqui, as atipias nucleares eram poucas e não havia lipidização do citoplasma. 
..
 
Tricrômico de Masson.  Mostra que no tecido tumoral propriamente dito não havia fibras colágenas. Estas estavam restritas aos vasos, e a técnica mostrou alguns vasos de paredes espessas e hialinizadas.  Pseudoglomérulos lembrando os do glioblastoma eram raros. 
..
 
Reticulina. As fibras reticulínicas restringiam-se aos vasos, e a técnica foi útil para estudar a patologia vascular. Embora ricamente vascularizado, o tumor não mostrava a proliferação endotelial do glioblastoma multiforme. Havia poucos vasos com paredes espessas ou fibróticas. Não havia reticulina entre as células neoplásicas, mesmo nas áreas fusocelulares. 
..
Mesmo vaso  com tricrômico de Masson e impregnação argêntica para reticulina. 
..
Caso gentilmente contribuído pela Dra. Regina Troian,  Depto. de Neuropatologia, Instituto de Neurologia 'Deolindo Couto', UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.
..
Para mais imagens deste caso, clique  »
..
Características de imagem dos xantoastrocitomas Textos sobre xantoastrocitoma pleomórfico (1) (2) Xantoastrocitomas - mais casos: neuroimagemneuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..