Neurocitoma  central 
..
Tumor intraventricular  (ventrículos laterais) em paciente adulta do sexo feminino. 
..
Aspecto geral.  .
Neoplasia de células pequenas, arredondadas, de aspecto regular, em arranjo sólido, apresentando aqui e acolá áreas róseas com aspecto de ilhotas de neurópilo. Vasos delicados em ramificação dicotômica. Ausência de mitoses ou áreas de necrose.

O aspecto lembra, a primeira vista, um oligodendroglioma.

..
Células 'em ovo frito'.  As células neoplásicas na maioria das áreas eram redondas, de delimitação imprecisa, com vacúolo perinuclear que lhes dava o chamado 'aspecto em ovo frito', classicamente associado aos oligodendrogliomas.  Porém, as reações imunohistoquímicas confirmam tratar-se de um tumor de linhagem neuronal. 
Em outras áreas, o tumor lembrava mais um astrocitoma difuso de baixo grau. 
..
Pseudorosetas de Homer Wright.  Essas ilhotas pobres em núcleos eram de observação corriqueira no tumor, e foram interpretadas como rosetas de Homer Wright, um sinal de diferenciação neuronal comumente notado nos neuroblastomas da supra-renal. 
..
Calcificações.   Encontradas em quantidade pequena a moderada em certas áreas, são outro ponto de semelhança entre o neurocitoma central e o oligodendroglioma. Para outro neurocitoma central fortemente calcificado, clique: imagem, patologia
..
 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
SNF.  Sinaptofisina, uma proteína associada a vesículas sinápticas, é um indicador de linhagem neuronal. Aqui, positiva nas rosetas de Homer Wright, e no citoplasma de muitas células neoplásicas. 
..
SNF. Positividade citoplasmática. 
..
CGR.  Cromogranina, resultados semelhantes aos com SNF, acima. 
..
NSE. Enolase neurônio-específica, também positiva em rosetas e células neoplásicas. 
..
GFAP.  Como já notado em outros casos (1), (2), muitas células no neurocitoma mostram positividade citoplasmática para GFAP.  O aspecto simples destas células, com citoplasma escasso, poucos prolongamentos, e núcleo de tamanho e aspecto semelhantes aos de células vizinhas negativas, sugere fortemente que os elementos GFAP + sejam pertencentes ao tumor e não pré-existentes.  Podem ser interpretadas como apresentando diferenciação astrocitária e algumas lançam prolongamentos a vasos, como astrócitos normais. 
..
Ki-67.  Positivo em pequena proporção dos núcleos,  compatível com tumor de baixa agressividade. 
..
Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Marcelo Alvarenga, Instituto de Patologia de Campinas, Campinas, SP. 
...
Textos sobre neurocitoma central: (1) (2 Mais casos de neurocitoma central: 
Imagem,   Patologia
Casos com microscopia eletrônica  (1) (2)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..