Meduloblastoma  desmoplásico
2 - Imunohistoquímica. 
..
QUADRO  DE  RESUMO
Antígenos gliais (GFAP, VIM, S-100). Positivos em parte das células nas ilhotas.
Alguns antígenos neuronais (NSE, CD56, CD57). Positivos difusos nas ilhotas.
Outros antígenos neuronais (NF, SNF, CGR). Negativos.  CD34. Capilares circundam ilhotas. Ki-67. Positivo entre as ilhotas, negativo nas ilhotas. 
..
GFAP. Já em aumento fraco notam-se células marcadas, principalmente no interior ds ilhotas. GFAP em células neoplásicas é indício seguro de diferenciação astrocitária. 
Na área acima, nota-se tendência a disposição radiada dos prolongamentos marcados, lembrando o aspecto dos astrócitos de Bergmann no córtex cerebelar normal. Para mais sobre córtex cerebelar normal, clique.
..
A natureza neoplásica das células marcadas não está em dúvida e baseia-se em duas observações: os núcleos das células marcadas são semelhantes aos das vizinhas não marcadas;  os prolongamentos celulares são rudimentares e a quantidade de citoplasma é escasso, ao contrário do esperado se se tratasse de astrócitos reativos. 
....
VIM. Vimentina foi positiva em uma minoria de células neoplásicas. A positividade seguiu mais ou menos os padrões da marcação para GFAP e foi considerada evidência de diferenciação astrocitária.  Além disso, vimentina foi positiva na periferia de várias ilhotas e em vasos. 
....
S-100. Achados semelhantes aos com GFAP e VIM, acima.  Novamente, chama a atenção a disposição radiada dos prolongamentos celulares. É como se a ilhota fosse um blastema que formaria córtex cerebelar. As células astrocitárias imitam a disposição dos futuros astrócitos de Bergmann, cujos corpos celulares estão na camada de Purkinje e enviam prolongamentos à leptomeninge, passando pela camada molecular. Para mais sobre córtex cerebelar normal, clique.
..
NSE. A positividade para enolase neurônio-específica na região central das ilhotas confirma resultados em outros casos nossos e da literatura.  Sugere que o centro das ilhotas é um tecido com tendência a diferenciação celular, tanto para linhagem glial (GFAP, VIM, S-100) como para linhagem neuronal.  Esta última é confirmada com os resultados para CD56 e CD57, abaixo.  No presente caso, a positividade para NSE foi só citoplasmática. Em outros casos, notamos positividade citoplasmática e nuclear.  A diferenciação celular na parte central das ilhotas é apoiada pela baixa marcação por Ki-67 , indicando que as células nesta região se dividem menos. 
..
CD56. Como com NSE, a positividade é notada na região central das ilhotas; em vez de ser citoplasmática difusa, assume um padrão mais em membranas, como seria esperado, pois CD56 é uma molécula de adesão intercelular e, portanto, expressada na superfície.  Figuras de mitose e apoptose são comuns. 
..
CD57. Marcação das ilhotas, como com CD56. 
..
NF. Foi negativo em todo o tumor. As células marcadas são neurônios pré-existentes, como células de Purkinje, e servem como controle interno positivo. 
Obs.  Também negativo para SNF (sinaptofisina) e CGR (cromogranina). 
..
CD34.  Positivo em vasos, demonstra a esparsa rede capilar do tumor. Algumas ilhotas são circundadas parcialmente por capilares. 
..
Ki-67. Como antecipado de outros casos e da literatura, o marcador de proliferação celular Ki-67 é fortemente positivo entre as ilhotas e  praticamente negativo no interior das mesmas.  O achado parece estar em consonância com o encontro de diferenciação glial e neuronal no centro das ilhotas, sugerindo que nestas áreas a proliferação celular praticamente cessou e as células passaram à produção de proteínas próprias das linhagens celulares do adulto. 
..
p53. Negativo em toda a amostra. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Luis Gustavo da Cunha Peixoto e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
Para HE e reticulina deste caso, clique »
....
Este assunto na graduação Mais casos de meduloblastoma : imagem, patologia Características de imagem dos meduloblastomas Texto, 
meduloblastomas
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..