Cerebelo humano normal de autópsia  - 
imunohistoquímica para glia:
GFAP,  VIM,  S-100
..

 
IMUNOHISTOQUÍMICA :  GFAP
..
..
GFAP. O anticorpo contra proteína glial fibrilar ácida marca os astrócitos do córtex cerebelar e sua arborização. A maior concentração de fibras gliais está na camada molecular, onde estão os prolongamentos dos astrócitos de Bergmann.  Há também astrócitos fibrosos  em menor quantidade na camada granulosa. Na substância branca e no núcleo denteado a trama glial é densa. 
Os astrócitos de Bergmann, cujos corpos celulares estão na camada de células de Purkinje, lançam prolongamentos paralelos que varrem a camada molecular, terminando na leptomeninge da folha com expansões em forma de corneta, que lembram os 'pés sugadores' (terminações dos astrócitos em vasos). Aqui são demonstrados por anticorpo contra GFAP. 
..
GFAP - Camada de Purkinje.  As células de Purkinje (que são neurônios) são negativas com GFAP. Os astrócitos de Bergmann têm seu corpo celular na mesma camada que as células de Purkinje e seu citoplasma é marcado para GFAP. Do topo da célula sai um prolongamento que se ramifica extensamente antes de percorrer a camada molecular em direção à leptomeninge. 
..
GFAP - Camada granulosa.  Na camada granulosa estão as células granulosas (neurônios), que não se coram. As células marcadas são astrócitos. 
..
GFAP - Núcleo  denteado.  Há densa trama glial astrocitária no núcleo denteado. Os neurônios aparecem como imagens negativas, com apenas o núcleo e o nucléolo corados fracamente pela coloração de fundo (hematoxilina). 
..
GFAP - Substância branca.  Astrócitos proeminentes são vistos na substância branca profunda do cerebelo. As células não coradas são provavelmente oligodendrócitos. 

 
VIM. Vimentina cora bem as meninges e vasos, dando idéia da densidade da vasculatura e de seu percurso, como por exemplo a penetração dos vasos maiores perpendicularmente à camada molecular.
..
O espaço de Virchow-Robin é a continuação do espaço subaracnóideo em volta de vasos que penetram no tecido nervoso. Como o espaço subaracnóideo, o espaço de Virchow-Robin contém líquor. Forma um manguito em volta do vaso e vai se afinando até desaparecer à medida que se aprofunda no tecido nervoso. 
..
VIM - Camada granulosa 
..
VIM - Núcleo denteado. Sendo substância cinzenta, o núcleo denteado tem a densidade capilar desta,  bem maior que a da substância branca em volta. 
VIM - Substância  branca

..

S-100. A vantagem da proteína S-100 é que demonstra nitidamente os corpos celulares dos astrócitos de Bergmann, situados na camada de células de Purkinje. Estas, outros neurônios e os prolongamentos dos próprios astrócitos coram-se fracamente ou não se coram. 

 
Para mais imagens de cerebelo, clique:
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..