Meduloblastoma de grandes células de vermis cerebelar 
..
Espécime.  Fragmentos de tecido de aspecto hemorrágico externamente e ao corte.
....
HE - Aspecto geral do tumor. 
Neoplasia de células escuras, com núcleo denso e citoplasma escasso, que infiltra o córtex cerebelar pela leptomeninge e pela camada granulosa. 
....
Rosetas de Homer Wright.  O tumor era rico nas chamadas pseudorosetas de Homer Wright, consideradas indício de diferenciação neuronal. Os núcleos dispõem-se em volta de centros róseos preenchidos por prolongamentos das próprias células. 
..
Esquema dos três tipos de rosetas mais encontradas em tumores do SNC. 

Na pseudoroseta de Homer Wright o centro é preenchido pelos prolongamentos das próprias células; é encontrada em neuroblastomas periféricos, meduloblastomas, pineocitomas e outros tumores com diferenciação neuroblástica. 

Na pseudoroseta perivascular o centro é ocupado por um vaso, e os prolongamentos celulares vão ter à parede do mesmo.

Na roseta verdadeira ou de Flexner-Wintersteiner, o centro é vazio, lembrando uma luz glandular. 

Estes dois últimos tipos são próprios dos ependimomas. 

....
Infiltração meníngea. 

O meduloblastoma caracteristicamente infiltra extensamente a leptomeninge cerebelar, crescendo ao longo da superfície e dos sulcos.  Daí invade o parênquima, penetrando pelos espaços de Virchow-Robin. 

Infiltração perivascular.  As células neoplásicas crescem nos espaços de Virchow-Robin, entre o vaso e o parênquima. Não confundir este aspecto com pseudoroseta perivascular. 
..
Infiltração pela camada granulosa.  O tumor cresce da profundidade e invade o córtex cerebelar, atingindo primeiramente a camada granulosa.  As células neoplásicas têm núcleos maiores, mais irregulares que as células granulosas, que são neurônios pequenos. A cromatina das células tumorais é grosseira. As células granulosas têm núcleo bem denso e regular, com cromatina compacta. 
..
 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
SNF. O tumor mostra positividade focal para sinaptofisina, confirmando diferenciação neuronal já sugerida pelas rosetas de Homer Wright. 
..
NF. Contudo, neurofilamento foi negativo no tecido neoplásico.  Geralmente é observado só em células com diferenciação neuronal avançada.  Obs. Também foi negativo para cromogranina. 
Controle interno positivo para NF - axônios normais do cerebelo. 
..
GFAP. Várias células mostravam positividade citoplasmática nítida para GFAP, indicando diferenciação astrocitária. A positividade era focal, com outras áreas totalmente negativas. É comum em meduloblastomas diferenciação divergente para linhagens neuronal e glial, apoiando a natureza pouco diferenciada da célula de origem. 
Área negativa. 
..
S-100. Positividade focal, nuclear e citoplasmática, ou só citoplasmática, com áreas totalmente negativas. 
..
VIM. Positividade citoplasmática forte em parte das células. 
..
AE1AE3. Negativo em toda amostra (solicitado para afastar um ependimoma anaplásico). Obs. Também foi negativo para EMA. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Luiz Gustavo da Cunha Peixoto e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
Para RM deste caso, clique »
....
Este assunto na graduação Mais casos de meduloblastoma : imagempatologia Características de imagem dos meduloblastomas Texto, 
meduloblastomas
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..