Histiocitose de células de Langerhans 
(histiocitose X, granuloma eosinófilo) em corpo vertebral de C7.  HE, IH
..
Fem. 2 a 9 m.  Clique para ressonância magnética
..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Aspecto geral. Infiltrado inflamatório polimórfico rico em eosinófilos e macrófagos de Langerhans  Eosinófilos  Células de Langerhans
Células gigantes multinucleadas Linfócitos, plasmócitos CD1A.  Identifica células de Langerhans, marcação em membrana e citoplasmática
S-100. Positividade em macrófagos de Langerhans  CD68.  Positivo em macrófagos de Langerhans e não Langerhans Ki67. Positivo em número modesto de núcleos, alguns reconhecíveis como de células de Langerhans 
..
Aspecto geral da lesão.    Material obtido do corpo vertebral colapsado de C7 (ver RM) mostra denso infiltrado inflamatório rico em eosinófilos, macrófagos (histiócitos) e algumas células gigantes multinucleadas. Outras células inflamatórias crônicas, como linfócitos e plasmócitos, são menos proeminentes. 
..
Eosinófilos.   Muito abundantes neste caso, daí o termo granuloma eosinófilo, destacam-se pelas granulações citoplasmáticas e característico núcleo bilobado. 
..
Células de Langerhans.   As células que definem a lesão como histiocitose X são as células de Langerhans, macrófagos apresentadores de antígeno. Para breve texto,  clique.  Caracterizam-se pelo núcleo recurvado ou chanfrado, às vezes reniforme, cromatina frouxa, podendo apresentar nucléolo.  O citoplasma é abundante, claro ou vacuolado, com limites nítidos.  A confirmação é feita por imunohistoquímica para CD1A, S-100 e CD68 (abaixo).
..
Células gigantes multinucleadas.    Este espécime era rico em macrófagos gigantes multinucleados, amplamente distribuídos pela amostra.  Contudo, por não reagirem para CD1A, não foram considerados células de Langerhans. Hipotetizamos que se tratem de osteoclastos associados a lise óssea. 
..
Plasmócitos, linfócitos.  Outras células inflamatórias crônicas completavam o infiltrado. 
..
..
IMUNOHISTOQUÍMICA
....
CD1A.    CD1A é uma molécula glicoproteica transmembrana com papel na apresentação de antígenos pelas células de Langerhans (para breve texto, clique), e foi usada para demonstrar estas células no tecido. A reação delineia as membranas celulares, mas também ocorre no citoplasma. Foram encontradas esparsas aleatoriamente na amostra. 
..
CD1A.  Células gigantes multinucleadas.     Foram negativas para CD1A, afastando que correspondam a células de Langerhans. 
..
..
S-100.   Proteína S-100 (para breve texto, clique) marca os histiócitos de Langerhans no núcleo e citoplasma, destacando estas células contra as demais do infiltrado.   Assim como CD1A e CD68, S-100 é um dos anticorpos usados para firmar o diagnóstico de histiocitose de células de Langerhans. 
..
..
CD68.    CD68, um marcador de macrófagos (para breve texto, clique) presente nos lisossomos, não distingue entre macrófagos comuns e células de Langerhans.  A marcação é citoplasmática, o núcleo destaca-se em negativo. Admitimos que as células maiores seriam as de Langerhans, as menores os macrófagos não Langerhans. 
..
..
Ki67.    Há marcação de relativamente poucas células na lesão, e a maior parte das positivas mostram núcleos recurvados ou chanfrados à maneira do esperado nos histiócitos de Langerhans, sugerindo que estas células são mais propensas à proliferação. 
........
Agradecimentos.  Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.  Histologia e imunohistoquímica pelos técnicos do Laboratório de Patologia do Boldrini (Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto, Adriana Worschach e Isabella Domingues Guize), e do Laboratório de Pesquisa do Depto de Anatomia Patológica da FCM-Unicamp (Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza). 
..
Para exames de imagem, clique  »
.....
Textos  sobre  macrófagos, células dendríticascélulas de Langerhansgrânulos de Birbeck, Langerina, histiocitoses em geral, histiocitose X ou de células de LangerhansCD1a, CD68. Histiocitoses, mais casos:
NeuroimagemNeuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..