Craniofaringioma  adamantinomatoso.
2. Colorações especiais: Masson, reticulina
..
Tricrômico de Masson.  Esta lâmina escaneada destaca a textura heterogênea e multicística do tumor. Os eixos conjuntivos coram-se em azul pelo conteúdo em colágeno. As células fantasma coram-se em vermelho, e o epitélio tumoral em violeta. 
..
Epitélio tumoral e células fantasma.  Nesta foto em pequeno aumento observa-se, na metade superior, o epitélio neoplásico com vários cistos. Eixos conjuntivo-vasculares em azul. Na parte inferior, agrupamentos de células fantasma, em vermelho. Há melhor destaque dos vários elementos do tumor no tricrômico de Masson que na HE
..
Os eixos conjuntivos são constituídos por tecido fibroso frouxo, com fibrilas colágenas arranjadas ao acaso, e uma população varíavel de fibroblastos, células inflamatórias e macrófagos xantomatosos. Os vasos são esparsos, de pequeno calibre e paredes finas. 
..
Eixos conjuntivos degenerados.  É comum observarem-se eixos conjuntivos com transição para áreas mais hidratadas, hidrópicas, paucicelulares, com escassas células e vasos. Em muitos, observam-se macrófagos xantomatosos indicando fagocitose de restos celulares. Eventualmente, por perda completa das células e vasos, estes eixos dão origem aos cistos que permeiam o tumor. Nos cistos é possível observar fibras reticulínicas na margem, na região subepitelial, que provavelmente são remanescentes do tecido conjuntivo. Ver quadros mais abaixo. 
..
Epitélio e células fantasma.  Aspectos semelhantes aos já vistos em HE, notando-se núcleos das células fantasma em fase de dissolução. 

Reticulina. A impregnação argêntica para fibras reticulínicas destaca os elementos conjuntivos do tumor, principalmente as fibras reticulínicas, que aparecem em negro.  Elas são vistas nos eixos conjuntivo-vasculares que se ramificam em meio ao epitélio, sempre margeados por células cilíndricas do tipo basal.  Uma fina camada de reticulina também margeia os cistos intratumorais, reforçando a noção de que estes se originam de eixos conjuntivos que perderam seus elementos. 
..
Reticulina na parede de cistos.  Praticamente todos os cistos encontrados no tumor apresentam uma fina camada de reticulina na sua margem, delimitando o epitélio colunar. Interpretamos este achado como evidência de que os cistos provêm de eixos conjuntivos que degeneraram, provavelmente por retração do suprimento vascular. 
..
Para mais imagens deste caso:
TC, RM Macro, HE Imunohistoquímica Microscopia eletrônica
..
Mais sobre craniofaringiomas:
..
Peça GE-2  Peça GE-4 Lâmina 
A. 244
Banco de Imagens Casos de Neuroimagem Características em Neuroimagem
Casos de Neuropatologia Macroscopia em lupa
(1) (2)
Luz polarizada : 
tecidos, cristais de colesterol
Microscopia eletrônica
(1) (2)
Texto sobre 
craniofaringiomas
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..