Córtex cerebral normal  -  imunohistoquímica para MAP2
...
MAP2.    Este anticorpo contra proteína associada a microtúbulos (microtubule associated protein) (para breve texto, clique), dá preparados soberbos do córtex cerebral humano, permitindo visualizar a morfologia dos neurônios normais, e sua arquitetura em colunas e camadas. O sítio principal de marcação é o citoplasma, destacando com elegância a arborização dendrítica. Os núcleos dos neurônios e células da glia não se marcam, tomando a hematoxilina, corante de fundo. Também as baínhas de mielina não aparecem. 

MAP2 dá resultados comparáveis aos das antigas técnicas metálicas dos pioneiros da Neuropatologia, como Golgi, Cajal e Rio Hortega. Comparar com HE, Luxol fast blue (uma coloração de anilina para neurônios e mielina), NeuN (outro anticorpo para neurônios). No conjunto, essas técnicas dão boas informações sobre a morfologia do córtex, sendo de grande valia em estudos de displasia cortical em casos de epilepsia. 

..
MAP2.  Córtex sensitivo.  Montagem de duas fotos em aumento fraco (objetiva 4) (ambas apresentadas separadamente a seguir) de córtex visual, área 17 de Brodmann, na fissura calcarina da face medial do lobo occipital. Como já visto em HE e LFB-Nissl, observam-se as camadas corticais com neurônios pequenos, parte piramidais, parte granulosos.  Para morfologia dos neurônios piramidais em HE, clique. Para microscopia eletrônica do córtex cerebral, clique. 
..
..
..
Neurônios  não  marcados. 

Raros neurônios não mostram marcação citoplasmática para MAP2, em contraste com os vizinhos fortemente positivos. O motivo nos escapa. O mesmo fenômeno se observa com NeuN.

..
..
Córtex motor.  Imunohistoquímica para MAP2.   A reação para MAP2 foi realizada também no córtex motor, área 4 de Brodmann, no giro pré-central.  A principal diferença com o córtex sensitivo (visual) acima é o tamanho dos neurônios. Aqui temos grandes neurônios piramidais motores, inclusive várias células gigantes de Betz. Estas, situadas na camada V ou ganglionar, já foram discutidas em HE
....
..
Grânulos  de  lipofuscina.   Como já comentado em HE, muitos grandes neurônios acumulam pigmento pardacento de desgaste no citoplasma, progressivamente com o passar dos anos. Aqui, toma a hematoxilina, ficando em tom azul pálido. 
..
Substância  branca  subcortical - neurônios ectópicos. 

Um grande valor do MAP2 é demonstrar com forte contraste os neurônios ectópicos da substância branca subcortical. São também facilmente observáveis com NeuN.

Estas células presumivelmente atrasaram-se durante a migração a partir da matriz subependimária na vida fetal, para formar as camadas de córtex. Seu número é variável e discutível seu significado. 

Geralmente são bipolares, com prolongamentos curtos saindo dos polos do corpo celular alongado e paralelos aos axônios da substância branca.  O núcleo é pequeno, sem nucléolo.  Sem imunohistoquímica é muito difícil identificar neurônios ectópicos. 
....
Agradecimentos. Preparações imunohistoquímicas do Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, pelas técnicas Ana Cláudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza.
.....
Para mais imagens de córtex cerebral normal :
Córtex motor, HE  Córtex sensitivo, HE LFB - Nissl IH para neurônios: MAP2
IH para neurônios: NeuN IH para glia : GFAP  IH para glia : VIM Microscopia eletrônica
.....
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..
..