Ganglioglioma com componente glial pilocítico 
frontal direito
..
Masc., 55 a. Crise convulsiva tônico-clônica generalizada única há 1 dia, sem antecedentes epilépticos. Há 1 mês visualização de pontos flutuantes (escotomas ?) temporários e recorrentes, referindo também hemianopsia temporal D. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
....
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, T1 com contraste.   Cortes representativos dos três planos ortogonais, axial, coronal e sagital, mostram lesão na topografia do giro frontal inferior direito, muito bem delimitada em relação ao parênquima cerebral adjacente, sem efeito de massa e sem edema perilesional. Nota-se impregnação por contraste na região central da lesão. 
..
Melhores cortes, AXIAIS.  A lesão apresenta hipossinal em T1 e hipersinal em T2 e FLAIR, indicando alto grau de hidratação. A boa delimitação com o cérebro chega a sugerir lesão metastática, mas a isto se opõe a completa ausência de edema perilesional na substância branca, que fala a favor de tumor de muito lento crescimento. Em T2 e FLAIR há área de hipersinal na região parietal posterior esquerda, atribuída a evento isquêmico sem relação com o tumor frontal direito. 
T1 sem contraste T1 com contraste T2 FLAIR
CORONAIS, T1 T1 com contraste T2
A impregnação por contraste é notada apenas na região central, e praticamente não ocorre na periferia.  Se fosse um glioma difuso, a impregnação por contraste é propria dos graus mais altos (III ou IV). Falam contra esta possibilidade a boa delimitação da lesão e a ausência de edema perilesional. Além disso, nos gliomas difusos de alto grau, a impregnação é na periferia (anular), não no centro. 
SAGITAIS, T1 T1 com contraste
..
 
EXAME  EM  DETALHE
..
CORTES  AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
DIFUSÃO. Mede o movimento browniano das moléculas de água. Na água livre, como nos ventrículos, não há restrição ao movimento browniano e a imagem aparece com ausência de sinal (em negro). Quando há restrição ao movimento browniano, como no exsudato de abscessos, a área aparece com sinal brilhante. No caso, o tumor aparece com ausência de sinal, indicando que sua textura, apesar de aquosa, é frouxa e as moléculas de água estão livres. Comparar com o aspecto histológico em HE. As imagens de difusão estão na fileira de cima. Na fileira de baixo estão as correspondentes imagens pesadas em T2, onde a água, tanto livre como presa, aparece brilhante.  Para exemplos de imagens em difusão no exsudato de abscessos (no caso, pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis), clique (1) (2). 
..
CORTES  CORONAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
....
Para mais imagens deste caso:
Esfregaço, parafina - HE.  IH - GFAP, VIM IH - MAP2, cromogranina, NeuN, NF IH - nestina, CD34, Ki67
....
Sobre  gangliogliomas : textos  (1) (2) Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..