Cisto colóide do III ventrículo 
..
Fem 14 a.   Clique para  macro, fotos sob lupa, lâminas escaneadas, destaques da microscopia, HE, tricrômico de Masson, imunohistoquímica
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, melhores cortes.    Volumosa formação cística preenchendo e distendendo o III ventrículo, arredondada, bem delimitada, com focos hiperdensos na parede podendo corresponder a calcificações. O conteúdo é homogêneo e hiperatenuante em relação ao parênquima cerebral. Com contraste, não se nota impregnação. Há hidrocefalia acentuada dos ventrículos laterais. 
Axiais sem contraste com contraste Coronais sem contraste Sagitais com contraste
Mais imagens deste exame
....
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, MELHORES CORTES  -  AXIAIS.    O conteúdo do grande cisto no  III ventrículo mostra forte hipersinal em T1 e supressão quase completa do sinal em T2, sugerindo alto conteúdo de macromoléculas. Pequenos focos de ausência de sinal na face interna da parede do cisto podem corresponder a calcificações. A parede é fina e não se impregna por contraste. Em FLAIR, há variação na intensidade de sinal no conteúdo, que podem corresponder a áreas mais e menos hidratadas (respectivamente com sinal mais forte e mais fraco, comparar com a supressão total de sinal no líquor dos ventrículos).  O cisto preenche totalmente o III ventrículo obstruindo os foramens de Monro, resultando na retenção de líquor nos ventrículos laterais.  As seqüências FLAIR destacam a transudação liquórica transependimária - filtração do líquor sob pressão através do epêndima para o tecido nervoso periventricular, onde aparece como hipersinal. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
AXIAL FIESTA CORONAIS, T2 FLAIR
CORTES  CORONAIS, SAGITAL, FIESTA.  Esta seqüência de cortes finos e alto contraste, pesada em T2,  (FIESTA = Fast Imaging Employing Steady-state Acquisition) dá detalhes da relação do cisto com as estruturas centroencefálicas e o sistema ventricular. Os focos de calcificação na parede (três, nas imagens abaixo) aparecem em negro (supressão de sinal). 
SAGITAIS,T1 SEM CONTRASTE FLAIR
Mais imagens deste exame
..
..
MAIS  IMAGENS
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste 
..
Com contraste 
..
Coronal sem contraste
..
Sagital com contraste
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
....
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
FIESTA
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T2
..
CORTES  CORONAIS, FLAIR. 
..
CORONAIS, FIESTA
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
FLAIR
..
FIESTA
........
Para mais imagens deste caso: TC, RM Macro, HE, Masson Imunohistoquímica
..
Cisto de bolsa de Rathke:
banco de imagens, texto
casos:  imagem; patologia
Cisto colóide de IIIº  ventrículo: banco de imagens,
 casos de neuroimagem, neuropatologia, texto
Cistos neuroentéricos: texto
casos - imagem, patologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..