Papiloma de plexo coróide do IVº ventrículo. 
2. Imunohistoquímica
..
Destaques  da  imunohistoquímica. 
VIM.  Positividade citoplasmática difusa  S-100. Positividade citoplasmática e nuclear variáveis  NSE.  Positividade citoplasmática variável
35bH11.  Positividade citoplasmática variável (na foto, apical, padrão dot EMA. Positividade citoplasmática variável Laminina. Positiva na membrana basal dos eixos conjuntivo-vasculares
CD34. Positivo em células endoteliais  1A4. Positivo em células musculares lisas de vasos maiores Ki-67.  Marcação de poucos núcleos (1-3%)
Negativo para GFAP,  AE1AE3, CK7, CK20, 34bE12, CEA.  Para HE, Masson e reticulina clique. 
..
VIM.  Lâmina escaneada. As  células coróides são fortemente positivas para vimentina no citoplasma. Em pequeno aumento, a reação permite visualizar em detalhe o caráter finamente papilífero do tumor. As papilas e eixos conjuntivo-vasculares são mais longos e delicadamente ramificados que no plexo coróide normal. O aspecto é homogêneo em todas as áreas, testemunhando o caráter benigno da neoplasia. 
..
VIM. Pequeno aumento.  Além da intensa marcação citoplasmática das células epiteliais neoplásicas, também o endotélio vascular é positivo.  Apenas o colágeno dos eixos conjuntivos não se marca, e toma o azul da hematoxilina, corante de fundo. 
..
GFAP. Ao contrário da vimentina, as células neoplásicas são totalmente negativas para GFAP.  Há controle interno positivo em fragmentos de tecido glial aderido ao tumor. 
..
S-100. Observa-se positividade citoplasmática forte para proteína S-100 neste papiloma de plexo coróide. A positividade nuclear é variável e presente em uma minoria das células. 
..
NSE. Enolase neurônio-específica mostra positividade citoplasmática variável neste papiloma de plexo coróide.
..
Laminina.  Laminina é um importante componente estrutural da membrana basal (outro é o colágeno IV). Aqui, o anticorpo contra laminina demonstra a membrana basal, onde se apóiam as células do epitélio coróide neoplásico.  A membrana basal acompanha todos os eixos conjuntivo-vasculares, até os mais finos. A distribuição lembra a das fibras reticulínicas
..
35bH11.  Anticorpo monoclonal que reconhece citoqueratina humana 8 (CK8), de baixo peso molecular (54 kD). Cora epitélios colunares.  Aqui, positivo nas células tumorais, variando de padrão conforme a área. Há desde positividade forte e difusa pelo citoplasma, até concentração do material marcado só no citoplasma subapical, entre o núcleo e a superfície apical da célula, possivelmente correspondendo ao complexo de Golgi (padrão dot). Endossa o caráter epitelial das células neoplásicas. Há certa superposição dos padrões, e células positivas e negativas podem coexistir lado a lado.  O tumor foi negativo para outras queratinas (AE1AE3, CK7, CK20, 34bE12). 
..
35bH11. Células positivas e negativas lado a lado. 
..
35bH11. Positividade citoplasmática difusa ou de predomínio apical. 
..
35bH11. Positividade apical circunscrita (padrão dot). 
..
EMA.  Antígeno epitelial de membrana, foi positivo difuso no citoplasma em extensas áreas. Em outras, foi totalmente negativo. 
..
CD34. CD34 dá bons resultados para vasos, pois marca a face luminal das células endoteliais. Aqui permite visualizar a rede capilar deste papiloma de plexo coróide. Os capilares estão concentrados na parte central das papilas. As ramificações mais finas têm em geral só um capilar, e em algumas, não se vêem capilares (estariam fora do plano de corte).  Os capilares são finos e delicados, sem proliferação ou empilhamento de células endoteliais. 
..
1A4. Este anticorpo para actina de músculo liso é adequado para demonstração de pequenas artérias e veias. Capilares habitualmente não aparecem, pois são constituídos apenas por células endoteliais. 
..
Ki-67. A marcação era escassa, da ordem de 1 a 3% (estimativa visual sem contagem), compatível com lento crescimento do tumor. Mesmo assim, foram observadas duas figuras de mitose (nenhuma havia sido vista com HE). Em mitoses é comum que o citoplasma também se marque. Havia áreas totalmente negativas.
..
Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Yvens Barbosa Fernandes (neurocirurgião, Campinas, SP) e Dr. José Ribeiro de Menezes Netto, Laboratório Menezes,  Campinas, SP.
..
 Para mais imagens deste caso: RM Macro, HE, colorações especiais Comparação entre papiloma e carcinoma do plexo coróide.
Texto sobre tumores do plexo coróide
..
Mais casos de tumores do plexo coróide: 
papiloma (imagem) (histologia); 
carcinoma (imagem) (histologia). 
Comparação entre 
papiloma e carcinoma do plexo coróide
Tumores do plexo coróide:
texto, banco de imagens
Plexo coróide normal: 
(1) (2) (3)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..