Cisticercose  intraventricular
..
Fem. 42 a.  Para ressonância magnética, clique.  O cisticerco retirado por endoscopia foi enviado fechado, como formação cística esvaziada com cerca de 2,2 cm de maior diâmetro, sendo o escólex visível por transparência. Com a abertura da membrana do cisto, o escólex se destacava como estrutura alongada esbranquiçada, em continuidade com certo ponto da face interna da membrana. Histologicamente, a membrana era constituída por elementos viáveis, enquanto que o escólex mostrou-se totalmente necrótico. Para melhor compreender as relações entre escólex e cisto, e eventos durante a evaginação do escólex, ver esquema. Para mais exemplos de cisticercos, clique.  Para neurocisticercose no curso de graduação, clique
..
..
..
Lâmina  escaneada. 

O cisticerco é visto por inteiro nesta lâmina escaneada com 600 dpi (dots per inch) e 1200 dpi (abaixo). A membrana externa é seccionada perpendicular e tangencialmente em vários ângulos. O escólex mais frouxo ocupa posição central, aderido a certo ponto da face interna da vesícula. 

..
Escólex. Totalmente necrótico neste espécime, tem textura frouxa, acelular e com vacúolos.  Para exemplo de escólex viável, clique. 
..
Implantação do escólex na face interna da membrana. 
..
Membrana da vesícula cisticercósica.   Ao contrário do escólex, esta mostra-se viável, com camadas. A mais externa (em cima na foto) e mais densa apresenta na superfície microtriches (microvilos especializados). Abaixo segue-se camada mais frouxa, com canalículos que se abrem na luz da vesícula (embaixo). Para microscopia eletrônica de outro caso, com discussão dos detalhes destas estruturas, clique. 
..
Microtriches  em  corte  tangencial.    Em regiões onde a membrana externa é seccionada muito obliquamente, os microvilos da superfície aparecem como pontos intensamente basófilos. São especializações com a dupla função de aumentar a superfície de absorção da larva e de movimentar o líquido em volta da mesma. Para sua estrutura em microscopia eletrônica, clique
..
Sistema canalicular.    As estruturas da parte interna frouxa da membrana incluem um complexo sistema canalicular relacionado ao transporte de nutrientes entre a superfície externa e o líquido da vesícula, bem como a funções excretoras e osmo-reguladoras. Para mais detalhes em microscopia eletrônica, clique.
..
Agradecimentos. Caso do Hospital Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff.   Imagens da ressonância por especial obséquio dos residentes Drs. Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata e Leandro Moreira. Processamento do espécime - técnica Fernanda Chagas Riul.   Histologia HE - técnicos do laboratório de rotina - Viviane Ubiali, Mariagina de Jesus Gonçalves e Maria José Tibúrcio. 
...
Para  RM deste caso, clique  »
...
Este assunto na graduação Mais casos de neurocisticercose
Neuroimagem  e Neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..