Meduloblastoma clássico em vermis cerebelar aos 5 anos.  Recidiva após 9 anos com disseminação ao III ventrículo, ventrículos laterais e lobo frontal direito. 
..
Fem.,  5 a.  quando da primeira biópsia (do tumor de fossa posterior).  14 a. quando da recidiva supratentorial. 

O interesse deste caso prende-se à recidiva 9 anos após tratamento para um meduloblastoma vermiano. O tumor voltou a manifestar-se no lobo frontal direito, aparentemente sem relação com a lesão inicial. Contudo, análise da seqüência para difusão documentou pequena recidiva na parede da lacuna cirúrgica, disseminação ao III ventrículo, foramens de Monro e corno anterior do ventrículo lateral direito, aí se apresentando como volumosa massa heterogênea. Nas duas topografias, a histologia é praticamente superponível, mostrando um meduloblastoma clássico.  Clique para destaques: 
TC inicial (3/1/2007)RM inicial (22/1/2007); RM sem lesão (28/1/2014); RM com recidiva supratentorial (16/9/2016).  Mesmos exames em detalhe. TC (3/1/2007);  RM (22/1/2007); RM (28/1/2014); RM com recidiva (16/9/2016).
Histologia do meduloblastoma primário , da metástase frontal.  

..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  3/1/2007.  Melhores cortes. Massa neoplásica preenche assimetricamente o IV ventrículo, aparentemente bem delimitada, um pouco heterogênea. A captação de contraste é minima ou nula.  Há marcada hidrocefalia supratentorial simétrica. 
Sem contraste  Com contraste 
Mais imagens deste exame 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  22/1/2007.  Melhores cortes, axiais. Massa um pouco heterogênea, com pequenos cistos, hipossinal em T1, hipersinal em T2 e FLAIR, sem captação de contraste.  Topografia e morfologia superponíveis à TC. 
T1 COM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
FLAIR CORONAIS, SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame 
..
RM  28/1/2014.    Esta RM 7 anos após o tratamento inicial mostra ausência de lesão detectável na fossa posterior e no andar supratentorial, servindo de controle para as imagens de recidiva na RM de 16/9/2016, abaixo. 
T1 COM CONTRASTE DIFUSÃO
T2 DIFUSÃO
Mais imagens deste exame 
..
RM  16/9/2016.    Melhores cortes, AXIAIS. Mostram extensa recidiva tumoral no lobo frontal direito, corno anterior dos ventrículos laterais, III ventrículo e região hipotalâmica. A lesão recidivada é heterogênea,  com componente sólido que se impregna fortemente, e cistos de conteúdo hidratado. 
T1 COM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
FLAIR
T1 COM CONTRASTE / DIFUSÃO.  A massa no lobo frontal chama atenção pelo volume, mas, na verdade, a recidiva começou nas paredes da lacuna cirúrgica no cerebelo e IV ventrículo.  A única seqüência que documenta isso é a difusão, que mostra pequenos focos brilhantes, mais nítidos à esquerda. Na imagem com contraste do IV ventrículo, isso passa totalmente despercebido.  Destes pequenos focos o tumor atingiu a porção inferior do III ventrículo / região da fossa interpeduncular, que está distendida, ascendeu aos foramens de Monro, preencheu os cornos anteriores dos ventrículos laterais e invadiu o parênquima do lobo frontal . 
T1 COM CONTRASTE DIFUSÃO
DIFUSÃO
A difusão mede o movimento browniano das moléculas de água e é positiva (dá hipersinal) em neoplasias muito ricas em núcleos, como no meduloblastoma.  O presente caso ilustra o valor desta seqüência para detectar recidivas pequenas. Não fosse pela difusão, a recidiva local, que era mínima, teria passado despercebida, só sendo vista a massa supratentorial.  Para mais sobre difusão em outros casos não neoplásicos, clique
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE T2
SAGITAIS, T1 SEM E COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame  
..
 
MAIS  IMAGENS
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  3/1/2007
..
Sem contraste 
..
Com contraste 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  22/1/2007
..
CORTES  AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE
......
T1 COM CONTRASTE
....
T2
....
FLAIR
....
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
....
CORTES  SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
....
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  28/1/2014
....
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE
....
CORTES  CORONAIS, T2
....
CORTES  SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
....
DIFUSÃO
....
....
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  16/9/2016
....
CORTES  AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
........
T2
..
FLAIR
..
DIFUSÃO
....
MAPA  EM  T2
....
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
.......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Exames de imagem dos arquivos da Instituição. 
.....
Para mais imagens deste caso:
RM 2007.  Tumor original no vermis  RM 2016.   Recidiva na lacuna cirúrgica, com propagação aos ventrículos supratentoriais e lobo frontal direito
Tumor original, HE, IH Recidiva, HE, Masson, reticulina Recidiva IH - GFAP, VIM, SNF, Ki-67
.........
Este assunto na graduação Mais casos de meduloblastoma :
imagem, patologia
Características de imagem dos meduloblastomas Textos :
meduloblastomas, meduloblastoma de extensa nodularidade
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..