Tumor fibroso solitário occipital 
com infiltração e lise óssea.
2. Imunohistoquímica
..
Masc. 55 a.  Na tomografia computadorizada e na ressonância magnética, o tumor cresce no espaço epidural occipital, levando a uma formação em calota que comprime o cérebro. Também infiltra o osso e o ultrapassa, avançando para o tecido subcutâneo do couro cabeludo.  O material mostrado abaixo provém da porção intracraniana.
..
Destaques  da  imunohistoquímica. 
CD34.  Positivo no citoplasma das células neoplásicas CD34.  Positivo também em vasos. Nesta área,  negativo nas células neoplásicas CD99.  Positivo difuso no citoplasma das células neoplásicas
BCL-2.  Positivo variável no citoplasma das células neoplásicas VIM.  Positivo variável no citoplasma das células neoplásicas Ki-67. Positividade em cerca de 10% dos núcleos das células neoplásicas.
..
....
CD34.    Positividade para CD34, um antígeno oncofetal, é um critério básico para o diagnóstico de tumor fibroso solitário.  A marcação é encontrada no citoplasma das células neoplásicas, e há variações de intensidade conforme a área. 
..
CD34. Positividade em células neoplásicas. 
..
CD34. Positividade em vasos.   Além da marcação das células neoplásicas do tumor fibroso solitário, há a habitual marcação dos vasos. CD34 é positivo na face luminal das células endoteliais em geral e comumente utilizamos a reação para estudar a vascularização do tumor.  Aqui, destaca a grande riqueza em capilares, inclusive os vasos dilatados, irregulares, de paredes finas, considerados característicos da entidade e dos hemangiopericitomas
..
CD34.  Vasos dilatados. 
..
CD34.  Infiltração dural. 

Segmento de dura-máter circundado por células tumorais positivas para CD34. Ver aspectos em HE e tricrômico de Masson

..
..
CD99.  Infiltração dural.    CD99 (para breves textos, clique (1) (2)  é positivo no citoplasma das células neoplásicas. Como CD34 (acima) e BCL-2 (abaixo), é um dos critérios para o diagnóstico de tumor fibroso solitário
..
..
BCL-2. Positividade citoplasmática para BCL-2  está entre os critérios para tumor fibroso solitário e hemangiopericitoma. 
Para breve texto, clique. Para breves textos sobre este marcador, clique (1) (2).  Aqui, só parte das células neoplásicas se marca, mas a marcação é nítida, ajudando a delinear o contorno citoplasmático. 
..
..
VIM.    Vimentina é um filamento intermediário ubiquitário, presente em células de várias linhagens, especialmente as de linhagem conjuntiva (para breves textos, clique (1)(2), é positiva com intensidade variável no citoplasma neste tumor fibroso solitário  (resultado esperado). Nem todas células se marcam. Vasos também são positivos. 
..
..
Ki-67.

Positividade em cerca de 10% dos núcleos.  Os núcleos marcados (como os não marcados) mostram pouca variação de volume. Não foram observadas mitoses. 

......
Obs.  Houve positividade focal para AE1AE3 e 1A4. Foram negativos  EMA, HHF-35, desmina, S-100, receptores de estrógeno e progesterona.  p53 positivo em cerca de 3% dos núcleos. 
..
Agradecimentos. Caso do Hospital Medical de Limeira, gentilmente contribuído pelo Dr. Evandro Maciel Pinheiro.   Preparações imunohistoquímicas pelos técnicos Thainá Milena Stela de Oliveira e Luis Felipe Billis.  Depto de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP.
......
Para mais imagens deste caso: TC, RM HE,  colorações especiais IH
..
Tumor fibroso solitário  e  hemangiopericitoma
Texto ilustrado linkado
Tumor fibroso solitário, mais casos : 
neuroimagem, neuropatologia
Outros textos de apoio sobre
tumor fibroso solitário
Comparação com meningioma fibroblástico
Hemangiopericitoma, outros casos : 
neuroimagem e neuropatologia
Outros textos sobre hemangiopericitoma : 
(1) (2)
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..