Infarto cerebral recente

 
            A lâmina mostra a maior parte de um giro cerebral. O córtex está delimitado pela linha verde. Grande parte dele está necrótico e esta é a região para observar os neurônios em degeneração. Ainda existem áreas normais onde se podem ver neurônios viáveis para comparar. O infarto atinge também quase toda a  substância branca. Em certas regiões esta mostra edema, que aparece com tonalidade mais clara. Esta é o melhor lugar para ver células grânulo-adiposas. Notar que o edema não corresponde exatamente à necrose (esta é mais extensa). 

 
CÓRTEX  CEREBRAL  COM  INFARTO  RECENTE  -   NEURÔNIOS  NECRÓTICOS
O córtex infartado mostra maior celularidade (concentração de núcleos por unidade de área) que o normal. Isto se deve à tumefação e proliferação das células endoteliais, que é uma resposta do tecido à anóxia. Detalhes abaixo.
Neurônios necróticos perdem a basofilia normal do citoplasma, que se torna eosinófilo. O citoplasma normal é basófilo (roxo) porque contém substância de Nissl, formada por ribossomos (síntese proteica). Com  a necrose, o RNA citoplasmático se desintegra. O núcleo torna-se escuro e denso (picnótico) e pode sofrer cariolise (empalidece até desaparecer). As alterações  começam a ficar evidentes na microscopia óptica (necrofanerose)  cerca de 6 horas após a necrose. Os neurônios necróticos são fagocitados por células grânulo-adiposas e desaparecem em cerca de 4 dias.  Comparar com córtex normal, mais abaixo.

 
CÓRTEX  CEREBRAL  COM  INFARTO  RECENTE  - 
CÉLULAS  GRÂNULO-ADIPOSAS  E  PROLIFERAÇÃO  ENDOTELIAL
Células grânulo-adiposas surgem na área de infarto em cerca de 24 horas. São macrófagos com citoplasma espumoso, que fagocitam restos necróticos. Sua origem é cerca de um terço na   micróglia (pré-existente), e o restante em monócitos do sangue. Estão presentes tanto no córtex como na substância branca. 
A tumefação e proliferação das células endoteliais dos capilares cerebrais, muito evidente neste caso de infarto, é uma resposta do tecido à anóxia. Admite-se que isto ocorra porque no tecido submetido à anóxia as células liberem fatores angioproliferativos, como o VEGF (vascular endothelium growth factor).

 
CÓRTEX  CEREBRAL  NORMAL  -  NEURÔNIOS

 
COMPARAÇÃO: 
INFARTO
CÓRTEX NORMAL

 
SUBSTÂNCIA  BRANCA  NECRÓTICA  COM   EDEMA  FOCAL
Na substância branca, focos de edema são vistos como áreas mais claras. Aí é fácil observar as células grânulo-adiposas, cujo citoplasma espumoso contém  restos dos axônios mielínicos necróticos. 

 
Lâm. A. 349. Córtex cerebral com infarto recente. A lâmina mostra um giro cerebral com infarto recente (necrose liqüefativa), provavelmente ocorrido 24 a 48 horas antes do óbito. Os principais elementos a serem observados são neurônios necróticos, células grânulo-adiposas e proliferação vascular (detalhes acima). 

 
Aprenda mais sobre infartos cerebrais recentes em: 
Textos de apoio:  tecido nervoso patológicoinfartos cerebrais.

Banco de imagens:
tecido nervoso patológico: neurônios, astrócitos, micróglia
 

Caso ilustrativo: 

lesão isquêmica de córtex cerebral.

neurônio normal
neurônio necrótico
Células da glia patológicas em imunohistoquímica.
astrócitos (GFAP) micróglia (CD68)

 Peças 

Infartos anêmicos:
Trombose venosa e Infarto hemorrágico

Infartos  isquêmicos: 

Neuroimagem Banco de imagens Lâmina: A. 350
(infarto cerebral antigo).

Infartos hemorrágicos: 

Neuroimagem
Banco de imagens
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..