Baço na doença de Gaucher
Lam. A. 71

 
Imagem escaneada da lâmina de baço na doença de Gaucher. Notar a área proporcionalmente grande de polpa vermelha, que tem cor rósea. Fotomicrografia panorâmica  mostrando dois folículos de Malpighi da polpa branca (estes com aspecto normal) e a polpa vermelha (detalhes desta abaixo). 

 
 
POLPA  VERMELHA:  contém macrófagos de citoplasma róseo muito volumoso, que armazenam cerebrósides, um tipo de esfingolípide. A doença de Gaucher é uma esfingolipidose, condicionada por um gene autossômico recessivo. O tipo mais comum ocorre em adultos e leva a grande hepatoesplenomegalia, por acúmulo de esfingolípides em macrófagos por falta da enzima glicocerebrosidase.  Por causa do acúmulo, os macrófagos ficam parecendo células epiteliais, e o volume da polpa vermelha fica muito maior que o normal, sobrepujando grandemente a polpa branca. 

 
POLPA  VERMELHA normal para comparar
Na polpa vermelha normal os macrófagos são muito menores e têm citoplasma delicado, sendo difícil individualizar os limites celulares. Estão situados nos cordões de Billroth.  Para outras fotos de baço normal, clique aqui.

 
Clique aqui para doenças de armazenamento no SNC

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Texto de apoio
Lâminas - minis