Amiloidose  na  polpa  branca  do  baço,  secundária  a  hanseníase  virchowiana
Lâm. A. 36/38

 

 
 
O propósito desta lâmina é demonstrar a deposição de amilóide em órgãos sistêmicos, secundariamente a doenças inflamatórias crônicas de longa evolução. No caso, a doença foi a hanseníase virchowiana (antigamente chamada de lepra lepromatosa). No corte de nervo há lesões ativas de hanseníase, com macrófagos vacuolados contendo bacilos de Hansen (não demonstráveis nesta lâmina corada por HE) e chamados células de Virchow. A deposição de amilóide, porém, deu-se no baço, mais exatamente na polpa branca, onde os folículos linfóides foram transformados em bolas hialinas pela amiloidose. Na polpa vermelha do mesmo baço há também células de Virchow, pois a hanseníase virchowiana é uma doença sistêmica e os bacilos podem ocorrer em vários órgãos, especialmente nos ricos em sistema retículo-endotelial, como baço, linfonodos, fígado e medula óssea.   Junto há uma lâmina de baço normal para servir de comparação. 

 
 
BAÇO

 
As células de Virchow são macrófagos de citoplasma vacuolado e limites imprecisos. Notam-se aglomerados delas como áreas mais claras e frouxas na polpa vermelha, mas é difícil distinguir as células individualmente. O aspecto vacuolado ou espumoso se deve à presença dos bacilos de Hansen (Mycobacterium hanseni), que são ricos em lípides. Porém, os bacilos não são visíveis aqui porque sua demonstração depende da coloração de Ziehl-Neelsen. Nesta técnica, que emprega fucsina ácida a quente e diferenciação em alcool acidulado, os bacilos aparecem em vermelho como minúsculos bastonetes. Para ver o aspecto deles numa lesão de hanseníase virchowiana da pele, clique aqui

Já a polpa branca no presente caso foi completamente modificada pela deposição de amilóide. A polpa branca normal é constituída de folículos linfóides, chamados de folículos de Malpighi e, característicamente, uma arteríola passa pelo folículo. Na amiloidose, o material hialino predomina e restam poucas células. Ver exemplos de baço normal e quadro comparativo abaixo. 



 
BAÇO  NORMAL  PARA  COMPARAR
POLPA  VERMELHA:  cordões de Billroth  e  seios esplênicos
POLPA  BRANCA :  folículos  de  Malpighi

 
COMPARAÇÃO
HANSENÍASE + AMILOIDOSE
NORMAL
POLPA

VER-

MELHA

POLPA

BRANCA



NERVO:  HANSENÍASE  VIRCHOWIANA  +  FIBROSE
O fragmento de tamanho médio mostra um nervo do mesmo paciente.  Nele, observam-se células de Virchow entre os feixes de axônios e células de Schwann. A estrutura  do nervo está preservada apenas na periferia. O centro do fragmento apresenta completa substituição por tecido fibroso denso, resultado da cicatrização  da lesão hanseniótica.

 
Clique aqui para mais detalhes sobre: 

amiloidoses (texto de apoio)

neuroamiloidose hereditária do tipo português
e
doença de Alzheimer (em que há acúmulo de amilóide no SNC)


 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Texto de apoio
Lâminas - minis