Meningioma da goteira do olfatório
Fem.  41 a.  Cefaléia persistente há 90 dias. Ao exame, único achado objetivo foi anosmia à E. Craniotomia frontal E, com exérese total da lesão. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
Lesão bem definida em base frontal E, hiperdensa, com limites nítidos e captação homogênea de contraste, situada na goteira do nervo olfatório E.  Nota-se edema perilesional da substância branca do lobo frontal E. 
Sem contraste  Com contraste  Janela óssea
Janela óssea. Os limites do tumor estão indicados pelas setas vermelhas.  As setas verdes mostram a porção do osso frontal onde o tumor se implanta. Nota-se discreto espessamento do osso (hiperostose) e borramento da cortical óssea na porção adjacente ao tumor. 
Sem contraste  Com contraste 
 
Nos cortes logo acima do tumor, observa-se edema vasogênico da substância branca do lobo frontal E, com efeito de massa, desvio das estruturas da linha média e discreta deformação dos cornos anteriores dos ventrículos laterais. Não há impregnação por contraste. 

 
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Sta Casa de Limeira, SP, gentilmente contribuído pelos Drs. Bernardo Henrique Torres do Patrocínio, Paulo Roland Kaleff, Marcelo Senna Xavier de Lima, Hoyama da Costa Pereira e Antonio Augusto Roth-Vargas.

 
Para histologia e imunohistoquímica deste caso, clique  »
Características de imagem dos meningiomas Neuropatologia dos meningiomas
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE