Cisto epidérmico de fossa posterior 
Fem.  56 a.  Em 1992, diminuição da acuidade visual e hipertensão intracraniana. Diagnosticado cisto epidérmico em fossa posterior por TC, realizada derivação ventrículo-peritonial.  Em 1997, tonturas e diminuição da acuidade visual. Em 1998, cefaléia, síndrome vertiginosa e nistagmo.  Operada em 14/3/2000 com retirada parcial da lesão. Resultado da biópsia - cisto epidérmico do IVº ventrículo.  Em 14/6/00, TC com hidrocefalia hipertensiva. Em 13/8/01, RM mostrando recidiva. Em 31/7/02, RM mostrando que lesão aumentou de volume. Apresenta síndrome cerebelar e síndrome de Parinaud. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 22/4/1992
Na linha média da fossa posterior imagem de características císticas com conteúdo levemente hiperdenso em relação ao líquor, com bordas anfractuosas e discreta impregnação periférica, que acarreta obstrução ao fluxo liquórico. 
Sem contraste 
Com contraste 

 
 16/6/1993
Aspecto semelhante ao da TC anterior, com cateter de derivação. 
Com contraste 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 18/3/1999  (após 6 anos)
Lesão hidratada de contornos regulares e indentados, 4,0 cm no maior diâmetro, ocupando a cisterna magna e o IVº ventrículo. Estende-se superiormente à porção distal do aqueduto cerebral, inferiormente ao canal medular e penetra na cisterna ponto-cerebelar através do foramen de Luschka D.  A lesão apresenta-se hipointensa no T1, hiperintensa no T2 e com discreta hipointensidade no FLAIR, indicando conteúdo mais proteico em relação ao líquor. Escava a ponte, o bulbo e o mesencéfalo.  Após administração de contraste paramagnético há leve captação na periferia. Cateter de derivação ventricular. Sistema ventricular de dimensões normais.
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
FLAIR
CORTES  CORONAIS, T1 SEM CONTRASTE
CORTES  SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE

 
Para histologia deste caso, clique »
Características de imagem dos cistos epidérmicos
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE