Tumor glioneuronal com áreas malignas.
3. Imunohistoquímica  para antígenos gliais  e  outros

 
ANTÍGENOS  GLIAIS
GFAP. 

As traves mais densas e as ilhotas com aspecto de neurópilo são suportadas por extensa trama de fibras gliais produzidas pelos astrócitos constituintes da neoplasia. As ilhotas frouxas são muito menos reativas. 

Ilhotas densas semelhantes a neurópilo. Contêm astrócitos fibrilares, cujos prolongamentos se entrecruzam formando uma rede de suporte. O citoplasma dos astrócitos e seus prolongamentos se destacam pela reação para GFAP. 
GFAP - Ilhotas frouxas. A maioria das células não reage para GFAP, mas há algumas nitidamente positivas, que são seguramente de linhagem astrocitária. 
GFAP - Neurônios. São observados predominantemente nas áreas mais densamente celulares e fibrilares e, como esperado, são negativos para GFAP. 

 
VIM.  Resultado semelhante ao com GFAP. Os astrócitos se marcam no citoplasma e prolongamentos. Neurônios são negativos. 
VIM - Ilhotas frouxas.  Como com GFAP, há células marcadas (interpretadas como de linhagem astrocitária), e não marcadas. Destas, algumas têm feições morfológicas de neurônios e outras são pouco diferenciadas. 
VIM - Neurônios. Como esperado, são VIM-negativos. Na foto, a célula marcada como astrócito tem nucléolo evidente, lembrando o núcleo de um neurônio. 

 
OUTROS  MARCADORES
CD34. Marca o endotélio, mostrando capilares finos e bem distribuídos, sem evidência de proliferação vascular na área de tumor glioneuronal. 

 
Ki-67. A marcação nuclear pelo anticorpo MIB-1 (Ki-67) foi encontrada tanto nas traves fibrilares e nas ilhotas de neurópilo como nas ilhotas frouxas. Mitoses destacam-se com o Ki-67 e várias foram notadas. 
Mitoses.  Várias foram observadas com Ki-67 no tumor glioneuronal. A grande maioria era típica, notando-se só uma mitose atípica. 

p53. De modo geral negativo, marcação fraca de alguns núcleos apenas. (Ver, porém, na área de glioblastoma multiforme).

 
Para mais imagens deste caso: TC, RM Macro, HE
Imunohistoquímica: neurônios Microscopia eletrônica Área de glioblastoma
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE