Tumor  Fibroso  Solitário  das  Meninges
1. HE, colorações especiais

 
O tumor, estudado com exames de TC e RM, poderia perfeitamente corresponder a um meningioma e este foi o diagnóstico proposto nos exames de imagem.  O estudo histológico demonstrou tratar-se de um tumor fibroso solitário das meninges, um outro tipo de tumor meníngeo que se origina da dura-máter, enquanto que os meningiomas originam-se da aracnóide. Os princípios para o diagnóstico diferencial são o aspecto em HE e o perfil imunohistoquímico. 
Aspecto geral do tumor  .
Neoplasia altamente celular, mostrando grandes vasos dilatados e de contorno irregular, por vezes com ramificações, ocasionalmente lembrando 'chifres de veado'.  A maior parte do tumor é pobre em tecido conjuntivo, mas há áreas mais ricas em fibras colágenas. 
Em maior aumento, chama a atenção a grande regularidade das células, que se arranjam em feixes entrecruzados.  Os núcleos têm cromatina bem distribuída e parecem ter forma ovalada, em vez de  achatada (como é o caso nos meningiomas fibroblásticos). A secção transversal das células é arredondada em qualquer ângulo de corte. 
Áreas mais ricas em colágeno. 
Mitoses.  Havia um moderado número de mitoses em todas áreas examinadas. 

 
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
Tricrômico de Masson.  Mostra as fibras colágenas em azul. Há um outro material intersticial que se cora em vermelho e cuja natureza nos escapa. Poderia ser algum outro tipo de colágeno ou reticulina? Artefato de técnica?
..
Reticulina.  No presente caso, a reticulina não era tão rica como em outros exemplos que já observamos (1) (2). Havia áreas (que predominavam) onde a reticulina estava restrita aos vasos, não sendo encontrada entre as células. Em outras áreas havia muitas fibras reticulínicas, mas a distribuição era irregular, não tão uniforme como já vimos antes. 

 
 Para mais imagens deste caso: TC, RM  IH 
Textos de apoio sobre  tumor fibroso solitário
Comparação com meningioma fibroblástico
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE