Schwannoma de raíz espinal

 
Aspecto geral.  Neoplasia apresentando dois componentes nitidamente distintos. 

Padrão Antoni A.  Tem aspecto mais compacto, composto por células fusiformes arranjadas em feixes que se distribuem em múltiplas direções.  As células têm núcleos ovalados ou em forma de charuto.  O citoplasma é róseo e de limites imprecisos. Neste espécime não é evidente o arranjo dos núcleos em agrupamentos paralelos (paliçadas), uma das feições típicas dos schwannomas. Ver, porém, outro caso para este particular.

Padrão Antoni B.  No padrão chamado Antoni B, que correspondia à maior parte do presente espécime, o tecido é muito mais frouxo.  As células  apresentam citoplasma escasso, que se resolve em finos prolongamentos mal definidos, e não se arranjam em feixes.  O material entre as células é altamente hidratado, o que encontra correspondência com o hipersinal em T2 visto no exame de ressonância magnética.  A morfologia de áreas Antoni B guarda semelhança com a de astrocitomas difusos muito hidratados e, na ausência de informações adequadas, pode ser confundida com aqueles (em espécimes pequenos ou em cortes de congelação). 

Padrão Antoni A.
Padrão Antoni B.

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
S-100. Proteína S-100 é positiva em células de Schwann, aqui no citoplasma (geralmente a positividade é nuclear e citoplasmática).  Tanto áreas Antoni A como Antoni B são positivas. 
NF. Neurofilamento é negativo nos schwannomas, pois não há axônios entre as células neoplásicas. O tumor cresce por fora do nervo ou raíz onde se originou e estes podem às vezes ser encontrados junto à cápsula tumoral (como neste caso, ver a raíz abaixo). 
Ki-67. Marcação de poucos núcleos, consistente com o crescimento lento do tumor. Só áreas Antoni A têm núcleos positivos (fileira de cima). A ausência de marcação em áreas Antoni B (fileira de baixo) apóia a hipótese de que estas sejam áreas em degeneração, possivelmente por isquemia. 

 
RAÍZ  JUNTO  AO  TUMOR
HE. Segmentos da raíz C5 enviados junto com o tumor, em cortes longitudinais e transversais. Notar a ausência de perinêurio, o que é característica da estrutura das raízes. Só fascículos nervosos (isto é, após atravessar a aracnóide), são revestidos por perinêurio, uma camada derivada da própria aracnóide. 
S-100. Positivo no citoplasma das células de Schwann radiculares, em cortes longitudinais e transversais. 
NF. Positivo nos axônios radiculares que correm junto à cápsula tumoral (no tumor não há axônios).

 
Para neuroimagem deste caso, clique  »
Este assunto na graduação Características de imagem dos schwannomas
Textos de apoio sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE