Meningioma  meningotelial / transicional de ângulo ponto-cerebelar E

 
ESFREGAÇO
Esfregaço obtido de um pequeno fragmento enviado a fresco durante o ato cirúrgico para confirmação diagnóstica.  Uma amostra de cerca de 1 mm³ é esfregada com força entre duas lâminas, fixada rapidamente em álcool absoluto e corada por HE. 
Redemoínhos. Chamam a atenção numerosos conglomerados arredondados de células neoplásicas fortemente coesas, que correspondem aos redemoínhos vistos também nos cortes histológicos (abaixo).  A aderência entre as células impede a dissociação das mesmas durante a preparação.  Em microscopia eletrônica, o motivo de tal coesão fica claro : há extensas interdigitações entre os prolongamentos de células vizinhas, encaixando-as como peças de um quebra-cabeça. Pelo mesma razão, os limites intercelulares não são visíveis em microscopia óptica, seja no esfregaço, seja em corte. 
Células pavimentosas. Em outras áreas notam-se, além dos redemoínhos, células dissociadas ou em pequenos grupos. Têm as características das células meningoteliais normais da camada externa da aracnóide, que originam os meningiomas. São pavimentosas, com citoplasma abundante, róseo, rico em filamentos, e de limites imprecisos. O núcleo tem cromatina frouxa e bem distribuída e tende a ser redondo ou levemente ovalado. Núcleos fusiformes ou em charuto como os de células de Schwann não são observados (importante para o diagnóstico diferencial com os schwannomas). 

 
PARAFINA  -  HE
Aspecto geral do tumor.  É semelhante nas várias áreas. Há dois padrões básicos que coexistem: arranjo das células em redemoínhos e à maneira de epitélio pavimentoso.  A aparência em corte histológico é muito próxima da em esfregaço. 
Redemoínhos.
Arranjo pavimentoso, células vacuolizadas. O arranjo pavimentoso das células, como que recobrindo uma superfície (sheets), caracteriza a variedade meningotelial de meningioma, e é análoga às células da camada externa da aracnóide, onde o meningioma se origina.  A vacuolização citoplasmática no caso é devida a dilatações do retículo endoplasmático (ver página de microscopia eletrônica). 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
EMA. Antígeno epitelial de membrana, sua positividade é habitual em meningiomas. Aqui vemos células com positividade citoplasmática difusa, positividade em padrão membrana e em padrão dot (puntiforme).  A positividade parece ser maior nas proximidades de vasos (na periferia dos blocos celulares). 
Ki-67. Positividade é variável conforme a área, de cerca de 1 a 5% (sem contagens). 
RE. Negatividade para receptor de estrógeno é a regra em meningiomas.  Em um trabalho* com 70 meningiomas, RE só foi positivo em 6 casos (8,6%) e mesmo assim em menos de 1% das células. Não há indicação de que RE tenha relação com prognóstico de meningiomas. 
*Hsu DW, Efird JT, Hedley-Whyte ET. Progesterone and estrogen receptors in meningiomas: prognostic considerations. J Neurosurg 86:113-120, 1997. 
RP. No presente caso, receptor de progesterona é positivo em alta proporção dos núcleos, provavelmente da ordem de 70% (estimativa não baseada em contagem).  Positividade para este receptor em meningiomas está associada a bom prognóstico e menor probabilidade de recidiva. 

 
Para mais imagens deste paciente, clique  »
TC, RM
ME
Características de imagem dos meningiomas Neuropatologia dos meningiomas
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE