Meningioma de fossa posterior E
Masc.  44 a.   Vertigens e anacusia E desde set 2003. Atendido na UNICAMP em jul 2004. TC, RM: lesão expansiva petroclival E, adentrando o forâmen magno, causando grande compressão do  tronco cerebral, especialmente do bulbo, sem penetrar no conduto auditivo interno. HD: meningioma.

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
Volumoso processo expansivo sólido, ovalado, extraaxial, de contornos bem definidos, hiperdenso, 4 cm no maior diâmetro, alargando a cisterna ponto-cerebelar E. Comprime o tronco medialmente e o pedúnculo cerebelar médio E e o IVº ventrículo posteriormente, sem invasão dos mesmos ou expansão para o meato acústico interno. Há impregnação homogênea por contraste. 
Axial sem contraste 
Axial com contraste 
Coronal com contraste 
Janela  óssea

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Lesão expansiva extraaxial sólida, situada no ângulo ponto-cerebelar E, insinuando-se pelo foramen magno, comprimindo o tronco cerebral, hemisfério cerebelar E e o IVº ventrículo. Não penetra no meato acústico interno. Mede 4,4 x 3,7 cm, é isointensa em T1 E T2, apresentando impregnação intensa e homogênea pelo contraste. 
CORTES  AXIAIS,  T1 COM CONTRASTE
CORTES  AXIAIS, T2
Em T2, os condutos auditivos internos aparecem brilhantes, pois são preenchidos por líquor.  Este meningioma não penetra no conduto, ao contrário do que é habitual nos schwannomas.  O IVº ventrículo e a ponte estão severamente deformados pelo tumor.
CORTES  CORONAIS, T1  COM  CONTRASTE
CORTES  CORONAIS, T2
Este meningioma adentra o foramen magno mas não o conduto auditivo interno E. Entre o tumor e a ponte nota-se fina camada de líquor, demonstrando sua localização extraaxial. 
CORTES  SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE

 
Para mais imagens deste paciente, clique  »
HE, IH
ME
Características de imagem dos meningiomas Neuropatologia dos meningiomas
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE