Ganglioglioma temporal D associado a displasia cortical 
..
Fem.  32 a.  Crises parciais complexas do tipo déjà-vu há 4 anos.  EEG: distúrbio epileptiforme temporal D.
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Imagem arredondada, bem delimitada, cerca de 2 cm de diâmetro, centrada no hipocampo D. A lesão é heterogênea, sólido-cística (áreas císticas pequenas, brilhantes no T2), tem isosinal em T1 e T2, contendo pontos de ausência de sinal (calcificações) e pontos de hipersinal em T1 (interpretados como macromoléculas associadas às calcificações). Capta de forma heterogênea o contraste paramagnético. Apresenta discreto aumento do volume local.  Nota-se dilatação da extremidade anterior do corno inferior do ventrículo lateral D, que pode estar parcialmente seqüestrado.

Obs. As imagens mostram o ganglioglioma (o diagnóstico final é histopatológico, ver primeira página de Neuropatologia;  a displasia cortical neste caso não é observável na RM, mas está demonstrada na segunda página de Neuropatologia referente a esta paciente. 

..
MELHORES  CORTES
..
 
CORTES CORONAIS
T1 T2
..
CORTES SAGITAIS
T1 T1 COM CONTRASTE
..
CORTES AXIAIS
T1 T1 COM CONTRASTE
..
T2 FLAIR
..
Obs. Imagens em T2 e FLAIR obtidas em ângulos diferentes.  Delimitação do tumor é dada a título de ilustração e pode não corresponder aos limites histológicos. 
..
Para histologia deste caso, clique »
Ganglioglioma
Displasia cortical
..
Sobre  gangliogliomas : textos  (1) (2) Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..