Gangliocitoma displásico do cerebelo  ou 
Doença de Lhermitte-Duclos.  Área  menos afetada. 
2B.  LFB - Nissl
..
Fem. 32 a.  Clique para :  RM.   Neuropatologia do cerebelo : área mais afetada : macro, HE, LFB-Nissl.  IH : MAP2, NeuN, SNF, NF, cromogranina, GFAP, S100, CD34, CD68, Ki67
Área menos afetada : macro, HE, LFB-Nissl, IH : MAP2, NeuN, GFAP, CD34, CD68, Ki67
..
LFB-Nissl, lâminas escaneadas 

dos fragmentos com alterações parciais da doença de Lhermitte-Duclos. Comparar com alterações máximas, em outra página.  Esta imagem com 600 dpi (dots per inch). As abaixo com 1200 dpi. 

..
Luxol fast blue - Nissl.  Área próxima da normalidade.   O método (para procedimento técnico, clique) associa o luxol fast blue, que cora baínhas de mielina em azul forte, e o cristal violeta, que marca neurônios e núcleos de células da glia em roxo. O resultado é adequado ao estudo arquitetural do tecido nervoso, pois destaca elementos que em HE aparecem todos em róseo.  A área demonstrada abaixo é uma das mais próximas do córtex cerebelar normal. O eixo branco da folha é marcado em azul pelo luxol. As camadas do córtex aparecem em violeta. 
..
..
..
Camada molecular.

Poucos neurônios pequenos. 

..
Células de Purkinje.

Nesta região são vistas células de Purkinje. Em áreas de lesão mais avançada, elas desaparecem. 

..
Camada granulosa. 

Aqui os neurônios granulosos são normais, pequenos, formando pequenos agrupamentos, com espaços entre eles, os glomérulos cerebelares. Para mais sobre camada granulosa normal, clique.

..
Córtex cerebelar com feições parciais da doença de Lhermitte-Duclos.   Nesta região, chama a atenção a camada anômala de células granulosas hipertróficas, que aparece como uma faixa rósea entre a camada molecular mais superficial, e a substância branca em azul forte no centro da folha. As células granulosas normais pequenas e as células de Purkinje praticamente desapareceram.  Axônios mielínicos ascendentes (paralelos ao plano de corte) e perpendiculares ao plano de corte são vistos na camada molecular. 
..
Axônios mielínicos na camada molecular. 

Os axônios apresentados como ascendentes provêm, ao que tudo indica, das células granulosas hipertróficas. Ao chegar na camada molecular bifurcam-se e correm paralelos ao eixo maior da folha. Aqui são vistos em corte transversal, aparecendo como pequenos pontos azuis. Em outro campo (quadro abaixo) são vistos longitudinalmente. 

..
Axônios mielínicos na camada molecular.    Neste outro trecho, as alterações são mais avançadas. Axônios mielínicos são vistos na camada molecular tanto perpendiculares como paralelos à superfície meníngea. Sua cor azul aproxima-se da substância branca do eixo central da folha.  A camada granulosa é formada praticamente só por neurônios hipertróficos.  Células de Purkinje não são mais observadas. 
..
Camada molecular.    Aqui chama a atenção pela riqueza em axônios mielínicos, que chegam a ser visíveis macroscopicamente.  Formam uma camada branca que pode rivalizar com a própria substância branca da folha, criando um aspecto referido como 'córtex cerebelar invertido', isto é, substância branca logo abaixo da meninge, enquanto que o normal é que a substância nesta topografia seja cinzenta. 
..
..
Camada granulosa.   Aqui formada só por neurônios hipertróficos. A camada granulosa normal desapareceu. 
..
Outros campos com alterações parciais da doença de Lhermitte-Duclos. 
 Camada molecular. 
Camada  granulosa. 
..
..
..............
Agradecimentos. Caso do Hospital  Santa Casa de Limeira, SP, enviado e gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes do Serviço de Neurocirurgia.  Cortes histológicos pela técnica Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis.  Coloração LFB-Nissl pela técnica Tayna Takahashi Santos.  Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
....
Para mais imagens deste caso e texto: RM   Área mais afetada,
macro, HE 
LFB-Nissl 
IH para MAP2, NeuN, SNF IH para NF, cromogranina IH para GFAP, S100 IH para CD34, CD68, Ki67
Área menos afetada,
macro, HE
LFB-Nissl IH para MAP2, NeuN IH para GFAP, CD34, CD68, Ki67
....
Mais sobre doença de Lhermitte-Duclos : 
neuroimagem
neuropatologia
banco de imagens
texto
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..