Ependimoma anaplásico com diferenciação lipomatosa, delimitado por camada gliótica de aspecto pilocítico. 
1. HE
..
Imagens escaneadas de duas das lâminas.

O material era constituído por fragmentos da parede do cisto, que mostravam basicamente duas camadas, uma rósea (de gliose) e uma basófila (de tecido neoplásico propriamente dito). Nas faces externa e externa havia camadas de tecido fibroso vascularizado, achado extremamente incomum em ependimomas, ou em qualquer outro glioma. 

..
As duas faces da parede do cisto eram lisas. A face interna era constituída por tecido fibroso e exuberante tecido de granulação rico em vasos. A face externa também apresentava tecido conjuntivo frouxo e exibia um nítido plano de clivagem com o cérebro. 
..
Camada interna: tecido de granulação
Ependimoma anaplásico. 
Gliose com aspecto pilocítico
Camada externa. Tecido conjuntivo frouxo e plano de clivagem. 
..
Ependimoma anaplásico.  Neoplasia pouco diferenciada, com áreas fusocelulares, ou de células de citoplasma claro, às vezes esboçando arranjo perivascular em pseudorosetas. 
..
Áreas com vasos hialinizados. 
..
Áreas com diferenciação lipomatosa. Um achado extremamente raro em ependimomas, mas descrito na literatura. As células apresentam vacuolização citoplasmática, desde vacúolos pequenos (aspecto xantomatoso) até grandes, parecendo adipócitos maduros. Como não havia material de reserva, não foi feita coloração para lípides, mas a morfologia sugere fortemente que o conteúdo dos vacúolos seja lipídico. A propósito, ver também um caso de xantoastrocitoma pleomórfico com extensa diferenciação lipomatosa.
Áreas de necrose coagulativa.  Extensas, apóiam o caráter maligno do tumor. 
..
Camada de gliose com aspecto pilocítico.  É uma feição peculiar deste espécime. Não é habitual em ependimomas, nem em qualquer outro tipo de glioma. O aspecto demonstrado lembra um astrocitoma pilocítico pelo denso entrelaçamento de prolongamentos celulares e pela presença de numerosas fibras de Rosenthal.  Contudo, a interpretação mais razoável (pelo menos no momento) nos parece de gliose. 
..
Diferenciação lipomatosa em ependimomas. 

Ruchoux MM et al. Lipomatous differentiation in ependymomas: a report of three cases and comparison with similar changes reported in other central nervous system neoplams of neuroectodermal origin.  Am. J. Surg. Pathol. 22:338-46, 1998. 

..
Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Amilcar Castro de Mattos, 
Faculdade de Ciências Médicas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
..
Para outras imagens deste tumor, clique  »
..
Características de imagem dos ependimomas Neuropatologia dos ependimomas
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..