Astrocitoma desmoplásico infantil. 
3. Imunohistoquímica para GFAP, VIM, SNF
..
GFAP. 

As células neoplásicas foram positivas no citoplasma para este marcador de astrócitos, tanto no componente desmoplásico (mais denso) como no não desmoplásico (mais frouxo). Ao lado, a interface entre ambos.

..
Componente não desmoplásico.  A aparência do tecido, como já notado em HE, é a de um astrocitoma difuso protoplasmático de baixo grau. As células são pequenas, de contorno estrelado e se  tocam por seus prolongamentos curtos, formando uma rede. Em campos selecionados e aumento forte, a positividade é observada no citoplasma. Os núcleos são redondos, regulares, sem atipias. 
..
GFAP - Componente desmoplásico. 

O tecido é muito mais compacto que no componente não desmoplásico acima. As células são também GFAP-positivas, mas os limites celulares são indistintos. Vasos e fibras colágenas entre as células aparecem em azul. Não há atipias nucleares, mitoses ou apoptose. O aspecto é o de uma neoplasia glial de baixo grau. 

..
Vasos.  Os vasos do tumor destacam-se pela negatividade para GFAP. Podem ser simples ou complexos, por vezes com várias luzes. Mas não se observa obstrução das luzes capilares, seja por células proliferadas ou trombos. Como em qualquer outro astrocitoma, os vasos estão envolvidos por prolongamentos astrocitários GFAP positivos. 
..
VIM. 

As células neoplásicas são difusamente positivas para vimentina nos dois componentes do tumor (ao lado, a interface entre ambos, com o componente não desmoplásico aparecendo mais frouxo, embaixo e à direita). Vasos também são marcados. 

..
VIM. Na área não desmoplásica, as células parecem-se a pequenos astrócitos protoplasmáticos ou a minigemistócitos, com prolongamentos curtos e amplo espaço intersticial. A marcação é citoplasmática e destaca o núcleo em negativo (azul). Permite boa visualização da cromatina, não raro com nucléolos.  O aspecto geral é muito semelhante ao obtido com GFAP, exceto que os vasos (células endoteliais, fibroblastos, células musculares lisas) também marcam com vimentina. 
..
VIM.  Componente desmoplásico. Na área desmoplásica, a celularidade é maior e as células arranjam-se compactamente, por vezes perdendo a individualidade.  São todas vimentina-positivas no citoplasma. 
..
SNF. 

Com sinaptofisina, as células neoplásicas marcaram-se no citoplasma, tanto nas áreas não desmoplásicas (ao lado e embaixo), como nas desmoplásicas (quadro seguinte). O achado é curioso, pois estas mesmas células são também positivas para GFAP e VIM, mas é endossado pela literatura.  A marcação divergente apóia a idéia de que as pequenas células que compõem o astrocitoma desmoplásico infantil sejam, na realidade, primitivas, capazes de expressão de antígenos de linhagens diferentes (neurônios e astrócitos). 

..
SNF - Componente não  desmoplásico. Positividade no corpo celular das pequenas células tumorais. Vasos, como esperado, são negativos, o que ajuda a validar a especificidade da reação. 
..
SNF - Componente desmoplásico.

As células neoplásicas marcam-se universalmente para sinaptofisina, com preservação da negatividade dos núcleos. 

Vasos e o colágeno do interstício, nesta área desmoplásica, permanecem negativos (coram-se em azul pela hematoxilina de fundo). 

....
Agradecimentos.   Caso enviado em consulta e gentilmente contribuído pelo Dr. Bruno Cunha Pires, Laboratório CEDAP,  Feira de Santana, BA.  Estudo imunohistoquímico realizado por cortesia do Laboratório Multipat, Campinas, SP. Aos colegas Prof. Dr. José Vassallo e Dr. Leandro Luiz Lopes de Freitas, nosso reconhecimento. 
.......
Para mais imagens deste caso:
TC HE,  texto Colorações IH - CD34, 1A4, Ki-67, p53
..
Mais sobre astrocitomas e gangliogliomas desmoplásicos infantis :  casos de imagem, neuropatologia,  textos (1) (2)
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
....
..