Nervo normal em conjuntiva ocular
..
Masc., 4 a. 6 m.  Biópsia de conjuntiva para pesquisa de doença de armazenamento, que resultou negativa.  Observado fascículo nervoso com axônios mielínicos e amielínicos normais. 
....
Elementos constituintes  do fascículo nervoso.    Há dois compartimentos, o epinêurio e o endonêurio, separados pelas células do perinêurio, que são finas, e das quais aqui só vemos os prolongamentos citoplasmáticos. Tanto o epi- como o endonêurio são ricos em fibras colágenas longitudinais, aqui em corte transversal.  No endonêurio reconhecem-se axônios mielínicos e amielínicos.  Os mielínicos são envoltos pela baínha de mielina, que aparece como contornos grossos e negros, elípticos ou irregulares. Os amielínicos são menores, dispostos em grupos e englobados por prolongamentos citoplasmáticos de células de Schwann. Cada célula de Schwann pode abrigar vários (tipicamente 3 a 6) axônios amielínicos, ou um mielínico apenas.  O núcleo da célula de Schwann freqüentemente está fora do plano de corte. 
..
..
..
Perinêurio. 

As células do perinêurio são pavimentosas e formam uma eficiente barreira separando os axônios do meio externo. São análogas às da aracnóide, e estão em continuidade com estas.  A raiz de um nervo craniano ou espinal, ao sair do sistema nervoso central, cursa no espaço subaracnóideo circundada por líquor. Ao atravessar as meninges, ganha seu revestimento de perinêurio, originado da aracnóide.  Tanto o perinêurio como a aracnóide são positivos para antígeno epitelial de membrana (EMA). 

..
Fibroblastos do endonêurio. 

Estas células sintetizam o colágeno que separa os elementos nobres, as células de Schwann, que circundam axônios mielínicos e amielínicos. O citoplasma do fibroblasto forma longos e delgados prolongamentos, que caracteristicamente não são circundados por membrana basal, ao contrário das células de Schwann. Dificilmente se observa o núcleo dos fibroblastos (geralmente fora do plano de corte). 

..
Axônios mielínicos.   Cada axônio mielínico está totalmente envolvido por uma célula de Schwann naquele plano.  A célula de  Schwann, por sua vez,  é totalmente circundada por membrana basal, uma camada proteica (formada por laminina e colágeno IV) sintetizada por ela. A baínha de mielina é formada por várias camadas da membrana da célula de Schwann, depositadas por sucessivas voltas da célula em torno do axônio. Externamente à baínha, observa-se o citoplasma da célula de Schwann contendo organelas, inclusive mitocôndrias. Outra parte do citoplasma fica junto ao axônio. Em exemplos favoráveis é possível distinguir o ponto onde a membrana externa da célula de Schwann se inflete para iniciar a baínha.  A isto se chama mesaxônio externo. O mesaxônio interno não raro é mais difícil de identificar-se.  Para aspectos semelhantes em outro caso, clique
Estrutura do axônio.    O axônio é um prolongamento do citoplasma do neurônio, de estrutura relativamente simples, composto por uma membrana externa ou axolema, e contendo microtúbulos, neurofilamentos e organelas.  Os microtúbulos são polímeros da proteína tubulina, e participam do transporte de substâncias e partículas entre o corpo celular e o terminal axonal.  Os neurofilamentos são proteínas do citoesqueleto do grupo dos filamentos intermediários. As organelas são principalmente mitocôndrias. Não há ribossomos nem retículo endoplasmático rugoso em axônios. 
..
..
..
Baínha  de  mielina.   A mielina é um bom isolante elétrico, formada por camadas superpostas da membrana da célula de Schwann. As membranas justapostas são bicamadas de lípides, mantidas em arranjo compacto por proteínas de adesão que funcionam como diminutos fechos 'velcro'. Cada célula de Schwann produz um segmento longitudinal da mielina chamado de um 'internodo', por estar delimitado por dois nódulos de Ranvier contíguos.  No nódulo de Ranvier a baínha se interrompe e só aí ocorrem as despolarizações iônicas da membrana do axônio responsáveis pela transmissão saltatória.  Para mais sobre nódulos de Ranvier, clique
Nos internodos, onde o axolema é eletricamente isolado pela mielina, não há despolarizações. Assim, a transmissão salta de nódulo a nódulo de Ranvier, o que grandemente acelera a velocidade de condução.  Por isso, os axônios mielínicos transmitem impulsos rapidamente, sendo responsáveis pelas modalidades mais acuradas de sensibilidade como propriocepção e tato epicrítico, e pela motricidade voluntária. 
..
..
Axônios amielínicos.   São muito mais delgados que os mielínicos. Embora abrigados por células de Schwann, estas não se enrolam em torno deles para formar mielina. Uma célula de Schwann forma múltiplos prolongamentos citoplasmáticos que envolvem vários axônios amielínicos e o conjunto é circundado pela membrana basal. Os axônios são de contorno arredondado e mais eletrolucentes, enquanto que os prolongamentos da célula de Schwann são mais eletrodensos e de contorno mais irregular.  Os axônios amielínicos, como os mielínicos, contêm microtúbulos, neurofilamentos e pequenas mitocôndrias. Os microtúbulos são maiores, assemelhando-se realmente a tubinhos, inclusive com luz, visível quando o corte é em plano favorável (bem perpendicular).  Já os neurofilamentos são menores e aparecem como pontos sólidos em corte transversal. 
Devido ao pequeno diâmetro e ausência de mielina, os axônios amielínicos transmitem impulsos lentamente ao longo de toda extensão de sua membrana. São responsáveis pela sensibilidade térmica e dolorosa, e pelas funções do sistema nervoso autônomo. 
..
..
..
.....
Agradecimentos. Preparações de microscopia eletrônica pelas técnicas Mayara Rodrigues Linares Silva e Marilúcia Ruggiero Martins.  Departamento de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
......
Para mais sobre  nervo e músculo normais: Banco de imagens Nervo mediano - HE, Masson, IH para NF, S100 ME de pequeno nervo da conjuntiva ME de músculo humano normal
Patologia Neuromuscular Nervo humano normal - ME Músculo humano normal - HE, histoquímica enzimática Músculo humano normal - inervação motora
....
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..
..