Linfoma B de grandes células centroencefálico
..
Fem 42 a.  Antecedentes.  Há 1 ano cefaléia em pontada, de forte intensidade, que a acordava de madrugada. Depois passou 6 meses sem dor. Há 6 meses diminuição da acuidade visual, com embaçamento e diplopia. Ataxia e quedas freqüentes, quase sempre para trás. Há cerca de 4 meses passou a apresentar sonolência, dificuldade de deambulação, fala arrastada e tonturas, com piora progressiva. Há 2 meses passa metade do tempo dormindo. Há 1 mês, voz empastada. Há 2 semanas, episódio de movimentos tônicos de hemicorpo direito durante o sono, com desvio ou rotação da cabeça para o mesmo lado, com duração de segundos. RM em 13/5/11 mostrou lesão difusa centroencefálica, com piora progressiva em 2 meses. Realizada biópsia cerebral que definiu o diagnóstico como linfoma. Paciente evoluiu para óbito poucas semanas após. 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 15/7/2011 
..
Este é o exame mais expressivo. Outro exame de dois meses antes (13/5/11), com alterações menos intensas e extensas, foi incluído mais abaixo a título de comparação, para mostrar a evolução da doença. 

As lesões afetam a região centroencefálica, incluindo núcleos da base e tálamos, com maior gravidade à direita; mesencéfalo e porção tegmentar da ponte. São melhor apreciadas nas seqüências com TR longo (T2 e FLAIR), especialmente neste último, que dá máximo contraste entre as áreas patológicas e as normais. As áreas lesadas aparecem como hipersinal difuso, sem formar massa, e com relativa preservação das estruturas anatômicas. Há ainda múltiplos pequenos focos de hipersinal na substância branca dos hemisférios cerebrais, principalmente nos lobos frontais, parietais posteriores e occipitais.   Em T1, as lesões aparecem como hipossinal e há impregnação por contraste em áreas do núcleo lentiforme à direita. 

..
Melhores cortes - AXIAL FLAIR
..
CORONAL FLAIR
..
Comparação de T1 sem e com contraste, para visualizar impregnação. 
T1
T1
C
..
Comparação de duas datas, axial T2.
13/5
21/7
..
Comparação de duas datas, coronal FLAIR.
13/5
15/7
..
 
EXAME  EM  DETALHE
..
CORTES AXIAIS, FLAIR
..
AXIAIS T2 (exame de 21/7/11)
..
AXIAIS T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE
..
CORTES CORONAIS, FLAIR
..
CORONAIS, T2
..
T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE
..
CORTES SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 13/5/2011 
..
Exame mostra alterações semelhantes às de dois meses após (15/7/11), mas menos intensas. Só as seqüências de TR longo são incluídas a título de comparação. As tomadas em T1 eram pouco expressivas, e não havia impregnação por contraste nesta fase da evolução. 
..
CORTES AXIAIS, T2 
..
AXIAIS, FLAIR
..
CORTES CORONAIS, T2 
..
CORONAIS,  FLAIR
....
Para HE e imunohistoquímica desta paciente, clique  »
..
Textos
relacionados: 
linfomas primários do SNC linfoma de células do manto, linfoma de zona marginal, linfoma linfoplasmocítico. linfomas ósseos envolvimento ósseo pela doença de Hodgkin linfomas T/NK Pseudotumor
inflamatório
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..