Linfoma T/NK sistêmico com extensão ao cérebro e  medula espinal.
6. Outros órgãos - HE

 
Nesta página, achados histológicos em linfonodo, baço, fígado, rim coração e hipófise.  A medula óssea dos corpos vertebrais não apresentava infiltração neoplásica. 
..
Linfonodo.  Nota-se perda da arquitetura deste linfonodo abdominal, com substituição difusa por células linfóides monótonas, embora com certa variação de forma e tamanho nucleares.  Há infiltração dos tecidos vizinhos, como o tecido adiposo, pelas células tumorais.  Observam-se extensas áreas de necrose coagulativa. 
..
Baço. Havia grande esplenomegalia, com o baço pesando 1.100 g.  Histologicamente, a polpa vermelha era dominada por extensas áreas de hemorragia e necrose. A polpa branca era substituída pelas células do linfoma, que mostravam forte tendência a invadir e destruir as paredes das arteríolas centro-foliculares, acumulando-se não raro na íntima e levando a forte redução da luz (caráter angiocêntrico ou angiodestrutivo).  Este era o mecanismo mais provável das necroses e hemorragias e é considerado uma das feições características dos linfomas T. 
..
Fígado.  Observava-se infiltração linfomatosa dos espaços portais, extensamente invadidos por pequenas células neoplásicas de natureza linfóide. 
..
Rim. Infiltração do interstício renal por linfoma.
..
Coração. Havia infiltração focal por linfoma, como nos outros órgãos.  Circunstancialmente, principalmente pelo caráter superficial das alterações, este fragmento de átrio D estava entre as áreas melhor preservadas histologicamente e foi escolhido para tipagem imunohistoquímica do tumor. 
Caráter pleomórfico das células do tumor.  Em aumento forte, especialmente com objetiva de imersão, é possível apreciar a variação de forma, tamanho e cromatismo das células tumorais, que podem ser pequenas, intermediárias e grandes, com contorno irregular dos núcleos e formas bizarras.  Figuras de mitose e apoptose são comuns. Estas características são comuns em linfomas T
..
Hipófise.   Havia necrose coagulativa da adenohipófise em extensas áreas, atribuída à parada cardíaca e choque que antecederam o óbito. Não foi encontrada, porém, infiltração neoplásica. 
..
Para mais sobre este caso: Página de resumo

Textos: 
Células NK
Linfomas T/NK

RM, TC
Macro HE cérebro  HE medula - Linfoma
HE medula - outros achados Linfoma medula IH Endocárdio IH, tipagem
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE