Tumor  neuroepitelial  disembrioplásico (DNET)  têmporo-occipital.  7. SNF,  cromogranina, CD34, Ki67
...
Masc. 18 a.   Clique para TCRM, HE, LFB-Nissl, destaques da imunohistoquímica, GFAP, MAP2, NeuN, SMI-32, NF, SNF, cromogranina, CD34, Ki67
...
Sinaptofisina (SNF).  DNET.  Trabéculas gliais.        Sinaptofisina, uma proteína associada a vesículas sinápticas, é um marcador neuronal e neuroendócrino (para breve texto, clique) .   Neste tumor neuroepitelial disembrioplásico (DNET) mostrou positividade não só em neurônios e alguns axônios maiores, como nas delicadas trabéculas gliais, sugerindo que por elas devem transitar também axônios menores, que podem escapar detecção pelos marcadores de neurofilamento como NF e SMI-32
..
SNF.  DNET.  Neurônios.   Há positividade variável para SNF no citoplasma de neurônios participantes do DNET, na forma de pequenos grânulos, vistos também em dendritos. 
..
SNF.  DNET.  Axônios.    Os grânulos de positividade da sinaptofisina freqüentemente lembram pequenos rastros, que devem denunciar a presença de axônios do DNET. Alguns são mais espessos e facilmente visíveis. Por outro lado, alguns axônios calibrosos, documentados pela baínha de mielina corada em azul pela hematoxilina, não contêm produto de reação. Fica a dúvida se o axônio em si teria degenerado, deixando para trás a baínha ? (improvável), ou se estes axônios em particular não transportam sinaptofisina. 
..
..
Cromogranina.   Esta outra proteína participante de vesículas sinápticas (para breve texto, clique), também um  marcador neuronal e neuroendócrino,  foi positiva no citoplasma de neurônios do DNET. Confirma achados com marcadores anteriores. 
..
..
CD34.    Aqui utilizado para demonstração da rede vascular do DNET, mostra capilares finos em distribuição aleatória e regularmente espaçados. Não há proliferação endotelial.  Não se observou marcação das células da lesão. De modo geral, os capilares formam o arcabouço do DNET, estando as células das trabéculas gliais apoiados neles. 
..
..
Ki-67.   O marcador de proliferação celular Ki-67, que marca núcleos que estão no ciclo celular e que, portanto, vão proximamente proceder à divisão, revela positividade em núcleos isolados do DNET.  São sempre núcleos pequenos, que pelo seu tamanho e posição, devem pertencer às células gliais das trabéculas (astrócitos ou oligodendrócitos). Menos de 1% se marcam, o que compatível com baixo turnover e com a natureza estável da lesão. Muito raramente há núcleos marcados aos pares que, pela raridade da positividade, provavelmente se originaram de uma mesma divisão celular.  Neurônios são sempre negativos. 
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP, com especial reconhecimento ao pessoal do Laboratório de Patologia da instituição: Irineu Mantovanelli Neto, Aparecido Paulo de Moraes, Isabella Domingues Guize e Adriana Worschech.  Imunohistoquímica realizada no Laboratório de Pesquisa do Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP, pela técnicas Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza. 
....
Para mais imagens deste caso:
TC, RM HE  LFB-Nissl  IH - GFAP
IH - MAP2 IH - NeuN IH - SMI-32, NF  IH -  SNF, cromogranina, CD34, Ki67
....
Textos sobre DNET (1) (2) Características de imagem dos DNETs Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de DNET
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
....
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..