Astrocitoma pilocítico frontal cístico com exuberante proliferação vascular.  3. Imunohistoquímica para GFAP. 

 
GFAP. Nesta imagem da parede do cisto, reconhecem-se três camadas: uma mais externa, fibrilar, constituída por astrócitos reacionais (não neoplásicos) e correspondendo a gliose;   uma intermediária, com células mais marcadas para GFAP, que são os astrócitos propriamente neoplásicos, do tipo pilocítico;  e uma camada mais interna, não marcada, que são capilares proliferados.  Os astrócitos tumorais estão relativamente rarefeitos nesta área devido à grande expansão do cisto, que esgarçou o tecido neoplásico.
Os astrócitos pilocíticos neoplásicos destacam-se por seu citoplasma mais abundante, rico em GFAP. Os capilares proliferados são negativos. Nota-se uma fina orla de células marcadas forrando internamente o cisto, ao longo do colar de capilares proliferados. 

 
..
Nesta outra área, a quantidade de tecido tumoral é maior, e a barreira de capilares proliferados é interrompida em vários pontos pelas células neoplásicas. 
..
Astrocitoma pilocítico, área sólida.  Neste outro segmento mais espesso do tumor (correspondendo ao nódulo mural visível em RM), encontramos astrocitoma pilocítico clássico. As células tendem a alongadas e estão cortadas em vários planos. Por vezes formam feixes. Os vasos no tumor mostram proliferação endotelial. 
..
Vasos do tumor.  Ausência de revestimento astrocitário. Nestes vasos na transição entre o astrocitoma e a camada de gliose reacional, falta o habitual revestimento externo dos vasos por prolongamentos de astrócitos (conhecidos incorretamente como 'pés sugadores'). A função de barreira hemoencefálica é estabelecida nas células endoteliais por substâncias secretadas pelos astrócitos. Portanto, estes vasos não apresentam barreira, resultando em impregnação por contraste nos estudos de imagem. 
..
Capilares  proliferados  em  corte  tangencial. 

Este corte dá idéia da complexidade da rede capilar que forra internamente o cisto tumoral neste astrocitoma pilocítico. 

..
Mitoses  em  células  endoteliais.  Foram encontradas três mitoses, demonstradas abaixo, em células endoteliais dos capilares proliferados, salientando que estas células estão em ativa multiplicação. Em contraste, não foi vista uma única mitose nas células tumorais. Este achado está em concordância com o marcador de proliferação celular Ki-67, onde os núcleos endoteliais positivos são da ordem de 50%. Não houve marcação das células astrocitárias, tumorais ou não. 
..
Gliose  reacional.    Esta camada periférica que faz transição entre o tumor e o tecido nervoso normal (que não veio no espécime) é constituída por astrócitos reacionais do tipo gemistocítico, com citoplasma abundante, contorno estrelado, múltiplos prolongamentos e núcleo excêntrico. Não fazem parte da neoplasia, tratando-se de resposta inespecífica a lesões de qualquer natureza. 
..
Para mais imagens deste caso:
TC, RM Macro, HE Colorações especiais VIM, CD34, Ki-67
..
Mais sobre astrocitomas pilocíticos:
Na graduação Texto ilustrado Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
.
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Patologia - outros aparelhos Pages in English
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE