Cisto epidérmico de fissura coróidea D e 
cisto aracnóideo de fossa posterior E
..
Masc. 33 a. Previamente hígido, apresentou crise convulsiva, primeiro episódio, sem déficits neurológicos. 
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
TC - Melhores cortes, axiais, sem contraste.  Há duas lesões císticas. Uma em fossa posterior à E, com conteúdo de densidade semelhante à do líquor, que desloca o hemisfério cerebelar.  Outra encontra-se no hemisfério cerebral D, entra pela fissura coróide e faz protrusão no ventrículo lateral D.  Tem atenuação de líquido com debris no interior e pequenos pontos de calcificação na parede. Com contraste (imagens abaixo), praticamente não há impregnação. 
..
Coronais, com contraste
..
Sagitais, com contraste
Para este exame em detalhe, clique

RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA
..
Cisto epidérmico na fissura coróidea direita.  Formação cística bem delimitada, com paredes finas, contendo material grumoso, que entra pela  fissura coróidea à direita, e comprime o ventrículo lateral. O corno inferior do ventrículo lateral D. está seqüestrado - há dilatação do mesmo por acúmulo de líquor. O conteúdo do cisto é altamente hidratado, mostrando hipossinal em T1 e hipersinal em T2 e FLAIR.  Nesta última seqüência, aparecem lamelas e redemoínhos de material floconoso no interior (comparar com o espécime cirúrgico). Com contraste, não há impregnação da parede do cisto.  É de especial interesse o resultado da difusão. O material do cisto é intensamente brilhante nesta seqüência, devido à natureza pastosa, rica em macromoléculas, dos debris do cisto epidérmico, que causa restrição à movimentação das moléculas de água. Em contraste, o líquor dos ventrículos, constituído por água livre, não brilha, aparecendo em negro (ausência de sinal na difusão). 
..
Lesão de fissura coróidea D.   MELHORES CORTES  -  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE DIFUSÃO
T1 SEM CONTRASTE T2 FLAIR
..
CORONAIS  T2
..
SAGITAIS  T1  SEM  CONTRASTE
Para este exame em detalhe, clique
..
A técnica da difusão mede a restrição à movimentação (movimento browniano) das moléculas de água no meio. Quanto maior a dificuldade à movimentação (restrição à difusão), mais forte o sinal.  A água livre dos ventrículos e cisternas, onde não há substâncias pastosas ou viscosas, não dá sinal, aparecendo em negro. 
Entre as lesões que apresentam restrição à difusão estão o exsudato purulento em abscessos, e metástases de adenocarcinomas ricas em muco. Exceto este, de modo geral, material necrótico em tumores costuma ser negativo na difusão. Assim, a difusão ajuda a predizer a natureza da lesão. 
..
Cisto aracnóideo na fossa posterior E.  A cisterna da fossa posterior E está grandemente dilatada por formação cística, cujas características de sinal aproximam-se às do líquor. Algumas septações cruzam o cisto, melhor vistas nas seqüências pesadas em T2. Desta lesão não temos amostra anátomo-patológica, mas os achados de imagem apontam para um cisto aracnóideo (achado de exame). Para outro caso de cisto aracnóideo com estudo anátomo-patológico, clique.
..
Lesão de fossa posterior E.   MELHORES CORTES  -  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T2
..
CORONAIS  T2
..
SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
Para este exame em detalhe, clique
..
 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Cortes axiais, sem contraste. 
..
Sem contraste. 
..
Sem contraste, axial, detalhes
..
Axial, com contraste 
..
Coronal, com contraste
..
Sagital, com contraste
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE, DETALHES
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
T2. Cisterna ponto-cerebelar e conduto auditivo interno, normais. 

Corte axial. 

Idem, 

corte coronal. 

Aqui apresentados por serem perfeitamente normais e simétricos.

..
AXIAIS,  FLAIR
..
AXIAIS, DIFUSÃO
..
CORONAIS,  T2
..
SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Centro Médico de Campinas, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes. Campinas, SP.
..
Para macro e histologia deste caso, clique  »
Obs. Este paciente tem também um cisto aracnóideo de fossa posterior. Clique para imagens deste.  Para outro caso de cisto aracnóideo, clique: imagens, histopatologia
..
Características de imagem dos cistos epidérmicos Texto sobre cistos epidérmicos e dermóides
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..