Astrocitoma difuso temporal E, evolução para anaplasia em 4 anos.     2 - Exames em detalhe
..
Masc.  35 a.  Início dos sintomas em 2001. Cefaléia há 3 meses, frontal, pulsátil, diária, de forte intensidade, acompanhada de tonturas e vômitos e confusão mental. Alguns episódios de arresponsividade e alterações da fala. RM em junho de 2001 - lesão infiltrativa compatível com  astrocitoma difuso de baixo grau em lobo temporal e ínsula E, infiltrando núcleos da base. Operado em junho de 2001. Fez radioterapia até setembro de 2001. Ficou com déficit visual E e cefaléia esporádica e algumas crises parciais complexas.  Fez acompanhamento com RM. Último exame em fevereiro de 2005.

Nesta página: mais imagens das RMs de 2001, 2005.
Em outra página, destaques das RMs de 2001, 2005 e quadro comparativo

....
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 4/6/2001
..
Grande lesão infiltrativa  difusa, de limites imprecisos, englobando córtex e substância branca do lobo temporal E, ínsula e núcleos da base. Há aumento de volume das estruturas acometidas, causando efeito de massa, com desvio das estruturas da linha média e compressão do mesencéfalo (base do pedúnculo cerebral E).  A lesão é sólida e relativamente homogênea, dando hiposinal em T1 e hipersinal em T2 e FLAIR, sugestivo de alto grau de hidratação. Não se nota impregnação por contraste nesta fase. 
..
CORTES AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES CORONAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
ESPECTROSCOPIA DE PRÓTONS.  Duas medições, uma no tumor (1a. fileira) e outra no tecido nervoso normal no hemisfério D.   No tumor há um grande pico de colina, que domina o espectro, indicando alto turnover de membranas, próprio de tecido neoplásico. O pico de NAA é baixo, compatível com poucos neurônios remanescentes.  Em comparação, no tecido normal, é o pico de NAA que domina o espectro, superando os de colina e creatina. 
Pico de colina indica alto turnover de membranas, habitualmente visto em tecido neoplásico. 
A creatina é ligada a metabolismo energético / oxidativo. Quanto mais alto o pico de creatina maior o metabolismo no tecido neoplásico. 
Pico de NAA (N-acetil aspartato) - presente em neurônios e seus prolongamentos (axônios e dendritos). 
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 25/2/2005 
.
Quatro anos após o tratamento, o tumor permanece mais ou menos com o mesmo volume, mas houve alteração na textura do tecido, com aparecimento de áreas císticas (mais hidratadas, com hipersinal forte em T2). Nota-se um foco hemorrágico mais antigo, pelo hiposinal em T2, sugestivo de hemossiderina.  Com contraste há impregnação irregular, indicando perda de barreira hemoencefálica, provavelmente associada a proliferação vascular, um sinal histológico de anaplasia (não constatada anatomicamente por não termos biópsia contemporânea a este exame). 
.
CORTES AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
....
T2
..
FLAIR
..
CORTES CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
Mais sobre astrocitomas difusos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos de neuroimagem Casos neuropatológicos
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..