Astrocitoma difuso de baixo grau em tálamo e núcleos da base D.
..
Masc  5 a.   Cefaléia e hipertensão intracraniana. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS. Lesão infiltrativa do tálamo e núcleos da base (núcleo caudado, putamen) à D, com expansão do volume das estruturas, compressão e deformação do IIIº ventrículo e dilatação (hidrocefalia) dos ventrículos laterais. A massa apresenta-se com hiposinal em T1, especialmente no componente talâmico, hipersinal forte em FLAIR e T2 (caráter hidratado) e não sofre impregnação pelo contraste paramagnético (gadolínio), indicando tratar-se de um astrocitoma difuso de baixo grau, sem alterações da barreira hemoencefálica e, portanto, sem proliferação vascular. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
HIDROCEFALIA  HIPERTENSIVA

No corte em FLAIR há hipersinal da substância branca periventricular (cornos anteriores e posteriores dos ventrículos laterais), devido à passagem de líquor sob pressão através do epêndima (transudação liquórica transependimária). 

..
T2
..
CORTES  SAGITAIS. Estes cortes pesados em T1 mostram a transudação liquórica transependimária como hiposinal da fina faixa de substância branca que margeia os ventrículos laterais.  A hidrocefalia dos ventrículos laterais é devida à compressão e obliteração do IIIº ventrículo pelo tumor, dificultando a circulação liquórica. O tumor não capta contraste. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
Mais sobre astrocitomas difusos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos de neuroimagem Casos neuropatológicos
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..