Malformação  artério-venosa.  2. Colorações especiais
.
Lâmina  escaneada. 

Parte da MAV é vista nesta lâmina corada por tricrômico de Masson, escaneada com 600 dpi (dots per inch) e 1200 dpi (abaixo).  O Masson é mais favorável que HE, pois cora o tecido conjuntivo em azul e ajuda a distinguí-lo do sangue nos vasos e do tecido nervoso (róseo, em cima). Em HE, todas as estruturas aparecem em diferentes tons de rosa. 

..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Aspecto geral - vasos de diferentes calibres e espessuras sem arquitetura característica de artérias ou veias.  Artérias espessas, com membrana elástica interna, mas camada média desorganizada, com fibras musculares lisas dispersas no colágeno.  Calcificações na parede vascular.
Trombos em diferentes fases de organização. Hemossiderófagos Tecido nervoso gliótico entre os canais vasculares, com astrócitos gemistocíticos.  Masson.  Predomínio de tecido fibroso colágeno nos vasos e interstício. Artérias com escassez de fibras musculares lisas na camada média.
Vasos anômalos com trombose e recanalização.  Calcificações na parede vascular.  WvG. Aberrações na parede vascular nesta coloração para elástico e colágeno. 
....
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
..
Tricrômico  de Masson. 

O Masson (para técnica, clique) cora colágeno em azul, diferenciando-o de elementos celulares, como as fibras musculares lisas, que se coram em vermelho. Por isso, é muito útil para estudar a estrutura dos vasos da MAV.  Observa-se forte predomínio das fibras colágenas e pobreza em fibras musculares lisas, mesmo em vasos com feições morfológicas próprias de artérias.  De modo geral não há vasos normais na MAV. 

..
Vasos lembrando artérias.  Estes três vasos quase passariam por artérias normais, não fosse a pobreza em fibras musculares lisas na média. Apresentam membrana elástica interna demonstrada no Weigert van Gieson. Contudo, as fibras musculares lisas, que se destacam em vermelho no Masson,  são poucas e formam uma camada fina, ou estão dispersas entre fibras colágenas, coradas em azul. 
..
Comparação 

entre artérias coradas pelo tricrômico de Masson e Weigert van Gieson. A membrana elástica interna se destaca melhor no WvG como linha sinuosa em roxo.  No TM fica azul e quase não aparece. As fibras musculares lisas da camada média, que é anormalmente fina para uma artéria deste calibre, são melhor demonstradas no Masson em vermelho. 

A adventícia, constituída só por fibras colágenas, aparece em azul no Masson e em vermelho no WvG.  Para comparar com uma artéria normal em HE e colorações especiais, inclusive tricrômico de Masson, clique. 
..
..
Vasos com  trombose organizada  ou  recanalizada.   Como os vasos da MAV são estruturalmente anômalos e tortuosos, não é raro que sofram trombose. Os trombos seguem o curso normal de organização e recanalização como em outros vasos do organismo. Aqui vemos exemplos de vasos muito anormais, com luz praticamente ocluída por tecido conjuntivo resultante da organização de trombos. Em alguns há pequenas luzes devidas à recanalização. 
..
Vasos com calcificações.  Como já observado em HE, vários vasos contêm depósitos de cálcio na média ou na íntima espessada. Parte deles pode ter se originado em trombos. 
..
Vasos embolizados.   Como já observado em HE, alguns vasos continham material artificial usado na embolização pré-cirúrgica da MAV. Para documentação angiográfica de parte do procedimento, clique
..
Tecido nervoso gliótico.    Como já comentado em HE, ilhotas e traves de tecido nervoso gliótico ficam aprisionadas entre os vasos anômalos da MAV. 
..
..
Weigert van Gieson.   Esta tradicional coloração para fibras elásticas e colágenas (para procedimento técnico, clique,  cora o elástico em roxo e colágeno em vermelho. Outros elementos são contracorados por ácido pícrico em amarelo, inclusive sangue.  As imagens documentam as anormalidades dos vasos da MAV, já comentadas mais extensamente em HE e tricrômico de Masson, acima.  Estas incluem vasos anormalmente finos ou espessos, sem a arquitetura normal seja de artérias ou de veias. 
.....
Agradecimentos. Caso do Hospital Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff.   Imagens da angiografia digital por especial obséquio dos residentes Drs. Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata, Leandro Moreira, Patrícia Pedrosa de Azevedo e da secretária do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Srta. Jéssica Barbosa. Histologia HE - técnicos do laboratório de rotina - Viviane Ubiali, Mariagina de Jesus Gonçalves e Maria José Tibúrcio. Colorações especiais pelos técnicos Fernando Wagner dos Santos Cardoso e Tayna Takahashi Santos.  Depto de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP.
.....
Para mais imagens deste caso: Angiografia digital Macro, HE,  Colorações especiais
....
Este assunto na graduação Texto : malformações vasculares do SNC: telangiectasias, cavernomas, MAVs. Características de imagem dos cavernomas
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..