Doença de Rosai-Dorfman cerebral. 
3.  IH para GFAP, SNF, NF,  CD34, Ki67 
...
Fem. 8 a 5 m.   Clique para TC, RM, destaques da microscopia, HE, IH :  S-100, CD45, CD3, CD20, CD68, CD1A, GFAP, SNF, NF, CD34, Ki67, texto.
.....
GFAP.      Proteína glial ácida fibrilar, um filamento intermediário do citoplasma próprio de astrócitos e células ependimárias, demonstrou astrócitos reacionais esparsos em meio ao infiltrado inflamatório que compõe a doença de Rosai-Dorfman. Eram mais abundantes na periferia da lesão, rareando ou estando ausentes nas regiões mais internas,  documentando o caráter infiltrativo.  Chamam a atenção a ausência de astrócitos em manguitos perivasculares de infiltrado. Alguns astrócitos hipertróficos chegam a imitar neurônios, pelo tamanho da célula, contorno multipolar e núcleo com nucléolo. 
..
..
SNF. Sinaptofisina, uma proteína associada a vesículas sinápticas, é um marcador neuronal e neuroendócrino que ajuda a demonstrar o caráter invasivo da doença de Rosai-Dorfman.  Aqui, o tecido nervoso marca-se para SNF, as células inflamatórias são negativas. A tendência destas a agrupar-se em torno de vasos cria manguitos perivasculares já notados com GFAP acima.  Alguns neurônios marcados para SNF destacam-se em meio ao infiltrado, e parecem normais, apesar de estarem circundados por células estranhas ao tecido nervoso. 
..
..
NF.  Proteína de neurofilamento é um  filamento intermediário do citoplasma, a exemplo de GFAP acima.  É  característico de neurônios e seus prolongamentos,  dendritos e axônios. No presente caso mostra axônios do córtex cerebral infiltrado pela doença de Rosai-Dorfman, bem como neurônios remanescentes esparsos. Os resultados são superponíveis aos com SNF, acima. 
..
..
CD34.    Demonstra capilares uniformemente distribuídos, sem proliferação endotelial. 
..
..
Ki67.    Ki67 marca cerca de 10% dos núcleos numa média aproximada de vários campos, mas há heterogeneidade, com campos mais ricos e outros mais pobres. De modo geral os macrófagos parecem menos positivos que os linfócitos. 
....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos membros do Laboratório de Patologia do Centro Boldrini - Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto e Adriana Worschech. 
..
Para mais imagens deste caso:
RM HE, texto IH. S100, CD45, CD3, CD20, CD68, CD1A IH. GFAP, SNF, NF,  CD34, Ki67
......
Textos  sobre  macrófagos, células dendríticascélulas de Langerhansgrânulos de Birbeck, Langerina
histiocitoses em geral, histiocitose X ou de células de Langerhans, doença de Rosai-DorfmanCD1a, CD68.
Histiocitoses, mais casos:
NeuroimagemNeuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..